Levantamento da TomTom apontou que trânsito em São Paulo melhorou; cidade passou da 7ª para a 58ª posição mundial
shutterstock
Levantamento da TomTom apontou que trânsito em São Paulo melhorou; cidade passou da 7ª para a 58ª posição mundial

São Paulo subiu quatro posições no ranking mundial de cidades mais congestionadas do mundo. De acordo com o estudo ‘Global Traffic Scorecard’ (Placar do Tráfego Global) divulgado nesta quinta-feira (22), a capital paulista saltou da décima para a sexta posição entre 2015 e 2016. Os primeiros cinco lugares do levantamento são ocupados por Los Angeles (EUA), Moscou (RUS), Nova York (EUA), São Francisco (EUA) e Bogotá (COL), respectivamente.

LEIA TAMBÉM: Número de mortes em acidentes de trânsito cai 7% no Estado de São Paulo

A pesquisa avalia os congestionamentos, diferentemente da realizada pela desenvolvedora de GPS TomTom, que faz uma análise das condições de trânsito em geral. Esse último estudo apontou no ano passado que São Paulo havia passado da 7ª para a 58ª posição entre as cidades com pior trânsito do mundo entre 2014 e 2015. Atualmente, a capital paulista aparece na 71ª colocação.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira foi desenvolvida pela empresa de mobilidade urbana Inrix, que analisou 1.064 cidades em 38 países e regiões usando a tecnologia de big data (cruzamento de um megaconjunto de informações).

Com base nas conclusões, os Estados Unidos foram classificados como o país desenvolvido mais congestionado do mundo, respondendo por 11 das 25 cidades mais congestionadas do mundo. Los Angeles classifica-se como a cidade mais engarrafada dos EUA, com os motoristas gastando uma média de 104 horas em engarrafamentos em 2016, enquanto a média no país foi de 42 horas. Na capital paulista, esse índice foi de 77 horas presos no trânsito ao longo do ano.

LEIA TAMBÉM: Se envolveu em um acidente de trânsito? Saiba o que fazer após uma ocorrência

Los Angeles

Apesar de ter quase 30 autoestradas e rodovias principais, a segunda maior cidade dos Estados Unidos tem quatro dos segmentos mais congestionados de autoestrada do mundo. "Sinto como se estivesse perdendo meu tempo fazendo nada," disse à agência chinesa Xinhua Julie Lin, um morador de Los Angeles. Ele costuma dirigir para o trabalho todos os dias, e seu trajeto normal de 25 minutos pode facilmente levar de uma a duas horas devido ao congestionamento.

"Uma economia americana estável, a urbanização contínua das grandes cidades e fatores como o crescimento do emprego e os baixos preços do combustível contribuíram para o aumento do tráfego em 2016," disse Bob Pishue, economista sênior da Inrix. "O congestionamento custa aos EUA centenas de bilhões de dólares, ameaça o crescimento econômico futuro e reduz nossa qualidade de vida," comentou.

O custo do congestionamento para toda a cidade de Los Angeles atingiu 9,6 bilhões de dólares no ano passado devido aos custos diretos e indiretos, o que significa que cada motorista gasta por ano cerca de US$ 2.408 com combustível, tempo desperdiçado e outros custos, diz o estudo.

"Os condutores de Los Angeles passam mais tempo em congestionamento que qualquer outro lugar do mundo devido a vários fatores, incluindo crescimento populacional significativo, alta taxa de emprego, alta produtividade e falta de alternativas de transporte público," afirmou Pishue em outra declaração, citado pelo Los Angeles Business Journal .

Além de São Paulo, figuram entre as 100 cidades mais congestionadas do mundo as brasileiras Belém (24), Rio de Janeiro (29), São José (39), Salvador (52) e Belo Horizonte (69).

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!