Unidades contam com infraestrutura mais moderna e, até o fim de 2016, a expectativa é que sejam entregues mais 50 postos

Além da nova estrutura física, o Detran-SP investiu em seu site para facilitar o atendimento
Alexandre Moreira/ GESP
Além da nova estrutura física, o Detran-SP investiu em seu site para facilitar o atendimento

O novo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), inspirado no padrão Poupatempo, completou cinco anos em março e já tem quase 300 postos modernizados após passar por uma ampla restruturação, com modernização física e administrativa das unidades de trânsito.

As novas unidades contam com uma infraestrutura mais moderna e, na maioria dos postos, já é muito mais fácil e rápido de realizar serviços como obtenção da permissão para dirigir, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de veículos. Além disso, nos locais – que contam com acessibilidade – é possível fazer o pagamento de taxas com cartão de débito e a prova teórica eletrônica. 

No total, já são 294 postos modernizados. Até o fim de 2016, a expectativa é de que sejam entregues mais 50 unidades, entre elas as de Jaú e Ribeirão Preto, além de 80 seções.

Além da nova estrutura física, o Detran-SP investiu em seu site para facilitar o atendimento. Atualmente são 26 serviços disponíveis no portal ( clique aqui! ) – entre eles a solicitação da 2ª via da CNH, pedido da habilitação definitiva e consulta de débitos ou restrições de veículos. No aplicativo Detran-SP para smartphones e tablets, também é possível consultar os pontos registrados na carteira de motorista e multas do próprio automóvel.

O órgão tem desenvolvido um projeto para tentar monitorar em tempo real as provas práticas de direção veicular. Os exames poderão ser acompanhados por áudio e vídeo, por exemplo. Os veículos começarão a ser equipados com câmeras e sistema de telemetria, que permitem o rastreamento do percurso e do comportamento do candidato durante o exame. A comparação desses dados com as informações do examinador irá tornar o resultado da prova mais preciso.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.