Estado teve uma epidemia em 2016, se for o mesmo vírus que estiver circulando, a maioria das pessoas já pegou dengue
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Estado teve uma epidemia em 2016, se for o mesmo vírus que estiver circulando, a maioria das pessoas já pegou dengue

O número de casos de dengue registrado em janeiro no estado do Rio de Janeiro atingiu 1.485, revelando queda de cerca de 90% em comparação ao mesmo mês do ano passado (15.471), de acordo com o Sistema InfoDengue, criado em 2015 pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (EMAp-FGV).

LEIA MAIS: "É quase impossível acabar com o Aedes aegypti", diz presidente da Fiocruz

Segundo o professor de epidemiologia matemática e coordenador do sistema, Flávio Coelho, como o estado teve uma epidemia significativa em 2016, se for o mesmo vírus que estiver circulando, a maioria das pessoas já pegou dengue e, portanto, a epidemia acaba não sendo muito expressiva. Ele explicou que, em geral, a epidemia é grande quando troca o vírus.  “Quando ocorre essa troca, geralmente a gente tem um ano intenso [a doença]”.

O Sistema InfoDengue começou a operar oficialmente em 2015, fazendo a análise de notificações da doença referentes à cidade do Rio de Janeiro, e hoje monitora todo o estado e também o Paraná e o Espírito Santo. O projeto, sem fins lucrativos, é feito por adesão e depende da colaboração das secretarias estaduais e municipais de saúde para enviar os dados.

No Paraná e no Espírito Santo, os casos também mostraram redução de 20.932, em janeiro de 2016, para cerca de 5 mil em janeiro de 2017; e de 8.551 para 1.166, na mesma comparação, respectivamente.

LEIA MAIS: Vacina segura contra zika não deve ser licenciada até 2020, diz diretora da OMS

Nível de alerta

Dos 92 municípios fluminenses, Coelho disse que cerca de 22 estão no chamado nível de alerta de transmissão, o que significa que as condições climáticas para reprodução do mosquito Aedes aegypti são ótimas nesses municípios. “Predomina no verão, mas tem que ter algum nível de umidade e de pluviosidade "quantidade de chuva que cai em certo lugar durante determinado espaço de tempo]”, disse Coelho, que também é biólogo. Segundo ele, nessas semanas esses municípios estão agregando essas condições.

Coelho esclareceu que essas cidades estão espalhadas de norte a sul no estado do Rio de Janeiro em cidades como Paraty, no sul fluminense; e Campos dos Goytacazes e Itaperuna, no norte. “Não há nenhuma região predominante".

Coelho disse que o fato de ter tido essa redução do número de casos em janeiro não significa que o verão terá incidência menor no estado. “Estamos começando o verão com baixa incidência, mas como este ano promete ter uma temperatura elevada até mais tarde, a gente pode vir a ter um surto de dengue até o mês de abril. Eu não descartaria”. Como as temperaturas começam a declinar a partir de maio, isso afeta muito o comportamento do mosquito e, portanto, a transmissão.

LEIA MAIS: Um terço das cidades terá menos de R$ 5 mil para combater a dengue em 2017

O InfoDengue vai ampliar o monitoramento para outras doenças, além da dengue, disse o professor da FGV. O sistema já fechou acordo com a capital fluminense para começar a receber dados da chikungunya. Até março, Coelho espera iniciar o acompanhamento da doença.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!