ONU estabelece fundo para ajudar no combate ao zika vírus

Segundo entidade, dinheiro será utilizado para auxiliar países a implementarem seus planos nacionais de resposta à epidemia
Foto: iStock
Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e está associado aos casos de microcefalia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, anuncia nesta sexta-feira (6) que irá estabelecer um fundo para ajudar a financiar urgências no combate ao zika vírus. 

O dinheiro será utilizado para auxiliar países a implementarem seus planos nacionais para responder à epidemia de zika vírus "e lidar com os desafios sociais e econômicos mais amplos pela frente", diz a ONU em comunicado oficial.

O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e febre chikungunua. Na maioria dos casos, o zika causa apenas sintomas leves, como febre e manchas vermelhas no corpo, mas em 2015 médicos registraram no País um dramático aumento no número de bebês nascidos com microcefalia – quando o perímetro cefálico nasce menor que o normal – e outras malformações neurológicas, de mães que haviam contraído o zika na gravidez.

Desde janeiro do ano passado, a ONU diz que 61 países e territórios registraram transmissão local do vírus. Segundo a entidade, há "uma alta sem precedentes" nos casos de microcefalia em bebês.

*Associated Press

Está grávida? Veja 10 cuidados que você precisar ter para se proteger do zika:


Link deste artigo: http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/saude/2016-05-06/onu-estabelece-fundo-para-ajudar-no-combate-ao-zika-virus.html