Ministério da Saúde da Jamaica lança campanha contra zika com música de reggae

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Vídeo ilustrado por médico adverte população sobre cuidados com o Aedes aegypti, vetor da doença, de maneira inusitada

Mosquito Aedes aegypti é o responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e febre chikungunya
iStock
Mosquito Aedes aegypti é o responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e febre chikungunya

O Ministério da Saúde da Jamaica resolveu inovar e lançou uma música de reggae que dá conselhos para o combate ao zika vírus e como evitar ser picado pelo mosquito Aedes aegypti, vetor também da dengue e febre chikungunya.

O vídeo, entitulado "We Nuh Want ZIKV" (em português, "nós não queremos o zika vírus"), é ilustrado pelo ginecologista e obstetra Michael Abrahams, que adverte a população sobre os cuidados com o mosquito e lembra que deixar água parada é fazer com que o Aedes aegypti se reproduza com mais facilidade, já que são nesses locais que ele deposita seus ovos.

Recolher o lixo e pneus velhos, tirar a água acumulada dos vasos de plantas e passar repelente são algumas das medidas ditas por Abrahams no combate ao mosquito e, consequentemente, ao zika vírus. Além disso, o médico brinca com uma raquete elétrica, que, apesar de ser menos eficiente, também pode matar o Aedes.

A música também faz um alerta às grávidas, já que a associação entre o zika vírus e os casos de microcefalia em bebês tem ficado cada vez mais forte. "Um aviso especial às gestantes: cuidem de vocês e dos seus bebês", canta o médico enquanto espirra um repelente contra a tela da câmera.

Nos comentários da gravação, internautas aprovaram a campanha. "Eu adorei. Ótima maneira de se espalhar esta mensagem de prevenção", afirmou um. Até a publicação desta reportagem, o vídeo do Ministério da Saúde da Jamaica já tinha quase 20 mil visualizações.

Assista abaixo ao vídeo da campanha:


Leia tudo sobre: igvigilantezika vírusaedes aegyptijamaicasaúde pública

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas