Foto de pesquisador revela o quanto zika vírus é pouco conhecido pela ciência

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Thomas Frieden, diretor do Centro de Controle e Prevenção dos EUA, mostrou os poucos artigos que existe sobre o vírus

Thomas Frieden publicou foto que mostra artigos sobre o zika vírus nesta sexta-feira (12)
Reprodução/Twitter
Thomas Frieden publicou foto que mostra artigos sobre o zika vírus nesta sexta-feira (12)

O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, Thomas Frieden, publicou uma foto nesta sexta-feira (12) que mostra o quão pouco sabemos sobre o zika vírus. 

Na imagem, divulgada em sua conta do Twitter, é possível ver algumas poucas páginas de artigos sobre o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, vetor também da dengue e chikungunya. "Toda a literatura científica mundial sobre o zika. 50 anos de negligência", escreveu Frieden na publicação.

A foto representa o quanto a ciência sabe e como é difícil conhecer todas as faces do zika vírus, que está relacionado ao aumento dos casos de microcefalia em bebês no País. 

Internautas também compartilharam a opinião de Frieden. "Nossa, isso é muito pouco", comentou um. Até a publicação desta reportagem, o tuíte tinha 204 retweets e 120 likes. 

Veja também: Está grávida? Veja 10 cuidados para se proteger do zika vírus

A melhor forma de combater o zika vírus é eliminar o mosquito transmissor da doença: o Aedes aegypti. Ou seja, é preciso acabar com todos os possíveis criadouros do Aedes.. Foto: iStockAs grávidas, mesmo no verão, devem usar roupas compridas, para que o mosquito Aedes aegypti não entre em contato com a pele. Foto: BBC (arquivo)É preciso também evitar se expor a grandes áreas, principalmente lugares com jardins e mato, onde o mosquito pode se proliferar mais.. Foto: DivulgaçãoOutra forma eficaz de se prevenir contra o Aedes aegypti é passando o repelente. Aqueles que têm Icaridina e DEET são os mais eficientes.. Foto: iStockAlém disso, fique esperta com o tempo de duração do repelente. É preciso reaplicar algumas vezes ao dia para não ficar desprotegida. Foto: iStockO mosquito costuma picar mais no início da manhã e no fim da tarde, então o ideal é ficar dentro de casa nesses períodos do dia.. Foto: Divulgação/CCBMPrefira roupas claras. O Aedes aegypti tem fotofobia, ou seja, aversão à luz, então as roupas claras são as mais indicadas para quem quer evitar a picada do mosquito.. Foto: Getty ImagesTambém é importante, com a ajuda de uma esponja, limpar os potinhos de água de seus bichos de estimação duas vezes por semana. O Aedes aegypti pode depositar ovos nas suas laterais. . Foto: iStockInstale telas de proteção e mosquiteiros na sua casa, para evitar picadas do Aedes aegypti. Foto: iStockFuja de perfumes fortes: odores mais concentrados atraem o mosquito . Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: igvigilanteaedes aegyptizika vírussaúde pública

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas