Espanha registra dois casos de zika vírus

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Mulheres que vivem na Catalunha contraíram o vírus no final de 2015 em seus países de origem na América do Sul; apesar dos casos, autoridades diz que não há risco para população

Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya
iStock
Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya

Duas mulheres que vivem na Catalunha, na Espanha, foram diagnosticadas com zika vírus nesta sexta-feira (22). Ambas, que moram em países da América no Sul e têm idade entre 30 e 45 anos, não estão grávidas e já passam bem.

Segundo o Departamento de Saúde da Catalunha, mesmo com esses dois novos casos não existe risco para a população espanhola. De acordo com a agência de notícias "EFE", as duas mulheres contraíram o vírus no final de 2015 em seus países de origem, onde foram picadas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença e também da dengue e febre chikungunya.

Para os agentes de saúde do país, a situação nessa região e também na Espanha não é perigosa, pois a doença só é transmitida pelo mosquito. No entanto, as autoridades recomendam que grávidas evitem de viajar para países com casos de zika vírus, como o Brasil, já que a doença está associada ao aumento de ocorrências de microcefalia em bebês.

Ao contrair o zika vírus a pessoa pode ter sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações e em alguns casos conjuntivite. Ainda não há uma vacina para a doença nem mesmo um tratamento específico, somente sintomático.

Veja também: Cuidados que você deve ter para que o mosquito não nasça

Um saco de lixo mal fechado também pode acumular água. Deixe-os sempre fechados, de preferência em lugares secos e cobertos . Foto: iStockTroque todos os dias a água dos pratos de seus animais de estimação. Eles podem virar criadouros se ficarem por muitos dias sem troca . Foto: iStockElimine o pratinho do vaso das plantas. Você pode regar regularmente suas plantinhas sem acumular água . Foto: iStockVocê também pode adotar um prato que se encaixe perfeitamente no vaso . Foto: iStockMantenha a caixa de água bem fechada e limpe-a regularmente . Foto: iStockEvite que a água se acumule na laje de casa e vire um foco do mosquito . Foto: iStockGarrafas de bebida  ou latas não devem ser deixados no quintal ou poderão acumular água parada . Foto: iStockQuintal não é lugar de pneu velho! Você pode levá-lo até um posto de coleta da prefeitura de sua cidade. Foto: iStockEm último caso, guarde o pneu em um lugar coberto e seco. Nunca deixe água acumular dentro dele . Foto: iStockQualquer outro recipiente que possa acumular água nas áreas abertas da sua casa deve ser retirado . Foto: iStock


Leia tudo sobre: igvigilantezika vírusmicrocefaliaaedes aegypti

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas