Casos ocorreram no Estado de Illinois; segundo TV local, mulheres haviam retornado de viagens para o Haiti e Honduras

Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e da chikungunya
iStock
Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e da chikungunya

O Departamento de Saúde Pública de Illinois (EUA) anunciou nesta terça-feira (19) que duas grávidas residentes no estado tiveram a confirmação de infecção pelo zika vírus. Segundo o comunicado do governo local, o estado de saúde das mulheres está sendo monitorado por equipes médicas. 

A filial da rede de TV americana ABC em Chicago noticiou que as duas grávidas haviam retornado de viagens a Honduras e ao Haiti recentemente, onde possivelmente foram infectadas.

"Não há riscos de se contrair a doença em Illinois, já que não é possível ser infectado pelo contato com outras pessoas, mas somente pela picada do mosquito transmissor", comentou o diretor do departamento local de Saúde Pública, Nirav Shah.

O governo de Illinois lembrou ainda do alerta emitido pelo Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA para que mulheres grávidas considerem adiar eventuais viagens a países em que há altos níveis de ocorrência do zika vírus, como Brasil, Colômbia, El Salvador, Haiti e Honduras.

No último sábado (16), os Estados Unidos haviam confirmado o nascimento de um bebê com microcefalia por contaminação do vírus zika no Havaí.

Confira erros frequentes na hora de utilizar o repelente:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.