Testes rápidos de zika, dengue e chikungunya serão distribuídos em fevereiro

País vive surte das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; em 2015, casos de dengue cresceram 180% em relação a 2014
Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil 2.12.15
Marcelo Castro (PMDB-PI), ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou, nesta sexta-feira (15), que os kits para testes rápidos de detecção do vírus zika, da febre chikungunya e da dengue serão distribuídos para laboratórios de todo o País a partir de fevereiro.

O kit foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde. Castro não deu detalhes sobre quais laboratórios receberão o material.

“Com esse kit, a pessoa vai tirar o sangue e saber imediatamente se está com dengue, chikungunya ou com zika”, afirmou o ministro após visita ao Instituto Butantan, em São Paulo. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Vamos distribuir os testes que forem necessários para que esse diagnóstico seja feito. Não faltarão recursos no Ministério da Saúde para o combate à microcefalia”, ressaltou o ministro em referência à malformação, que está relacionada à ocorrência do vírus Zika em grávidas.

Veja erros que você comete ao passar repelente:


Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-01-15/testes-rapidos-de-zika-dengue-e-chikungunya-serao-distribuidos-em-fevereiro.html