iG ganha quatro medalhas em prêmio internacional de infografia

Único veículo online brasileiro reconhecido pelo Malofiej, portal ganhou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze

Guilhermes Damian, de Pamplona, na Espanha |

A equipe de infografia do iG ganhou quatro medalhas no prêmio internacional Malofiej, divulgado nesta sexta-feira em Pamplona, na Espanha, e que reconhece os melhores trabalhos de jornalismo visual no mundo. O infográfico Esquadrilha da Fumaça , elaborado para marcar os 60 anos do grupamento composto por pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu a medalha de ouro na categoria Reportagens online. O iG foi o único veículo online brasileiro a ser reconhecido pelo Malofiej este ano.

iG Arte
Infográfico Esquadrilha da Fumaça marca os 60 anos do grupamento composto por pilotos da FAB
O prêmio concedeu 8 medalhas de ouro. Além da conquistada pelo iG , foram distribuídas seis para o jornal The New York Times e uma para a revista National Geographic, ambos dos Estados Unidos.

Na mesma categoria Reportagens, o iG recebeu ainda a medalha de prata pelo infográfico Como funciona a bateria da Grande Rio , que possibilita ao internauta "tocar" os instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba. A peça Conheça o processo de produção do suco de laranja brasileiro ganhou medalha de bronze.

A quarta medalha recebida pelo portal foi para o infográfico Como ocorre o frio na barriga , vencedor com a prata na categoria Critérios.

O jornal o Globo foi premiado com uma medalha de Prata na categoria Reportagens impressas.

O prêmio Malofiej está na 20ª edicao e escolhe os melhores trabalhos do mundo quando o assunto é jornalismo visual e visualização de dados. É conferido desde 1993 pela SND - Society for News Design (Sociedade para o Design de Notícias, na sigla em inglês), organização com mais de 2.500 membros espalhados em cerca de 50 países. O nome é uma homenagem a Alejandro Malofiej, argentino já falecido e considerado um dos grandes pioneiros da infografia.

Divulgação
Guilhermes Damian, editor de infografia do iG, recebe prêmio da presidenta do juri do Malofiej, Sheila Pontis
Nesta 20ª edição foram recebidas 1178 inscrições de trabalhos impressos de 109 meios de comunicação espalhados pelo mundo. Concorrendo com o iG havia 339 inscritos de 39 veículos online.

"Participar do premio Malofiej foi muito importante para o iG . Todos os trabalhos que receberam medalha de ouro foram analisados pelo júri após o prêmio. Não é todos os dias que se recebe um retorno tão significativo dos maiores nomes da infografia mundial. Além disso, ficamos sabendo o que e como grandes meios de comunicacao estão fazendo infografia. Isso, para o iG é essencial. Saber se estamos no caminho certo", diz Guilhermes Damian, editor de infografia do portal presente à premiação.

Veja os premiados em todas as categorias

Outros prêmios

Esta é a quarta vez que o iG é premiado pelo Malofiej. Em 2008, o portal ganhou medalha de bronze para o infográfico Um ano de crise aérea no Brasil. Em 2010, recebeu outro bronze com infográfico sobre casas sustentáveis . No ano passado, dos quatro principais portais de internet do Brasil, foi o único premiado com duas medalhas de bronze, uma para O carro do futuro   e outra para Os 10 piores acidente aéreos do mundo .

    Leia tudo sobre: infográficoprêmioMaofiej

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG