(rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) na cidade, após o Rio Grande do Sul registrar um http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/19/rio+grande+do+sul+confima+mais+quatro+mortes+de+paciente+infectados+pela+gripe+suina+7383952.html target=_topaumento de sete para 11 mortes neste fim de semana, a prefeitura de Uruguaiana decretou no domingo situação de emergência no município." / (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) na cidade, após o Rio Grande do Sul registrar um http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/19/rio+grande+do+sul+confima+mais+quatro+mortes+de+paciente+infectados+pela+gripe+suina+7383952.html target=_topaumento de sete para 11 mortes neste fim de semana, a prefeitura de Uruguaiana decretou no domingo situação de emergência no município." /

Uruguaiana decreta situação de emergência; Caxias antecipa férias por causa da gripe

Na tentativa de conter o avanço do vírus da gripe suína http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_top(rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) na cidade, após o Rio Grande do Sul registrar um http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/19/rio+grande+do+sul+confima+mais+quatro+mortes+de+paciente+infectados+pela+gripe+suina+7383952.html target=_topaumento de sete para 11 mortes neste fim de semana, a prefeitura de Uruguaiana decretou no domingo situação de emergência no município.

Redação com Agência Estado |

AE
Menino é atendido em tenda em Porto Alegre
Menino é atendido em tenda em Porto Alegre
Segundo a prefeitura, a medida foi tomada após a confirmação científica de que o vírus da "gripe suína" transita livremente na comunidade uruguaianense e na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, com três mortes confirmadas.

Além disso, o maior porto seco da América Latina está localizado na cidade, com 800 caminhões transitando diariamente pela Ponte Internacional Brasil-Argentina, o que facilita contágios e enfermidades, principalmente entre os caminhoneiros que chegam do país vizinho.

O anúncio da medida foi feito pelo prefeito Sanchotene Felice, que deve se reunir nesta segunda-feira com o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. O prefeito também acionou o Mistério da Saúde para a cooperação no combate ao vírus da "gripe suína".

Férias antecipadas em Caxias

No município gaúcho de Caxias do Sul, as escolas públicas e privadas anteciparam para quarta-feira o início das férias escolares como medida para combater a chamada "gripe suína" na cidade. Segundo informações da assessoria da prefeitura, ainda não há prazo previsto para retorno das aulas.

Já as escolas de educação infantil do município continuarão funcionando normalmente. As férias nas escolas da cidade estavam programadas para começar na segunda-feira da semana que vem.

A medida foi tomada na sexta-feira, em reunião entre o prefeito em exercício, Alceu Barbosa Velho, e a secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi.

Entre as medidas definidas estão o cancelamento das atividades da Secretaria do Esporte e Lazer que envolvem aglomeração de pessoas, como por exemplo os grupos de convivência de idosos. Se o número de casos da doença aumentar na cidade, a prefeitura cogita também restringir missas, sessões de cinema e outras formas de aglomeração.

A prefeitura de Caxias do Sul já tomou outras medidas para o combate à doença, entre eles a de abrir o Pronto Atendimento com o objetivo de aliviar a demanda do novo Postão 24h, a compra de mais medicação e insumos necessários para enfrentar o estado gripal da população e a ampliação de leitos.

O Ministério da Saúde divulga o balanço de casos confirmados de "gripe suína" um vez por semana. No último informe, divulgado na quarta-feira (15), o País tinha 1.175 casos registrados da doença.

Casos em suínos

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informou, por meio de nota, que não há registro de suínos atingidos pela nova gripe nem no Estado, nem no Brasil. Na sexta-feira passada, a Argentina detectou que suínos foram contaminados por humanos com o vírus da gripe A.

Conforme a nota, a vigilância sanitária do Estado identificou casos de doenças respiratórias em suínos, mas nenhum de gripe A. Contudo, os casos da doença entre humanos em diversos países justificam ações de maior atenção veterinária, pois a doença também afeta suínos, observou a secretaria.

A secretaria informou que foram registrados 3.231 focos de doenças respiratórias em suínos em 2007 e 2008. A maior parte deles (79%) ocorreu em 2007. A introdução da vacina para circovirose em suínos, em novembro de 2007, tem levado à queda nos casos da doença desde então, afirmou a secretaria.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: emergênciagripe suínario grande do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG