rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) entre as gestantes, que fazem parte do grupo de maior risco da doença." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) entre as gestantes, que fazem parte do grupo de maior risco da doença." /

São Paulo recomenda restrições de trabalho para grávidas por causa da gripe suína

SÃO PAULO - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu um comunicado nesta terça-feira em que recomenda restrições ao trabalho para grávidas que ficam em contato direto com o público. A medida visa prevenir casos de infecção pelo vírus da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) entre as gestantes, que fazem parte do grupo de maior risco da doença.

Redação |

De acordo com a secretaria, é recomendado que hospitais e demais serviços de saúde efetuem a transferência temporária de funcionárias grávidas para outros setores, em atividades que sejam de menor risco e onde não haja contato com pacientes.

Os estabelecimentos de ensino também devem transferir temporariamente as gestantes para setores que não tenham presença de alunos gripados. A secretaria recomenda, ainda, que na impossibilidade de transferência, as instituições estudem alternativas legais de afastamento temporário das gestantes.

Outros estabelecimentos que possuem funcionárias gestantes também ficam orientados a adotar medidas para reduzir o risco de infecção pela "gripe suína", minimizando a exposição dessas mulheres a pessoas com quadros gripais e promovendo condições adequadas para a adoção de medidas preventivas, como higienização das mãos, limpeza e ventilação do ambiente.

Outra recomendação da pasta é para que gestantes saudáveis evitem situações que facilitem a exposição ao vírus, como o contato com pessoas doentes e aglomerações por tempo prolongado, dentre outras.

Segundo a secretaria, dos 69 óbitos registrados pela nova gripe no Estado até o dia 7 de agosto, 13 foram de mulheres grávidas.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínagrávidamulher

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG