rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). De acordo com as diretrizes, que deverão ser divulgadas no dia 12 de agosto, cada instituição em São Paulo poderá fazer a reposição das aulas perdidas como achar melhor, ou seja, duas semanas sem aula agora não necessariamente significarão duas semanas a mais de aula no fim do ano." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). De acordo com as diretrizes, que deverão ser divulgadas no dia 12 de agosto, cada instituição em São Paulo poderá fazer a reposição das aulas perdidas como achar melhor, ou seja, duas semanas sem aula agora não necessariamente significarão duas semanas a mais de aula no fim do ano." /

São Paulo quer dar flexibilidade para escola repor aula por causa da gripe suína

SÃO PAULO - O Conselho Estadual da Educação prepara uma resolução para orientar as escolas, principalmente as particulares, na organização do calendário por causa da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). De acordo com as diretrizes, que deverão ser divulgadas no dia 12 de agosto, cada instituição em São Paulo poderá fazer a reposição das aulas perdidas como achar melhor, ou seja, duas semanas sem aula agora não necessariamente significarão duas semanas a mais de aula no fim do ano.

Redação com Agência Estado |

AE
Aulas são suspensas em escolas e universidades
A ideia de perder um dia e ter de repor esse dia é um conceito bancário. Do ponto de vista pedagógico, as escolas têm alternativas para se reorganizarem, afirma Arthur Fonseca Filho, presidente do conselho. A lei prevê 200 dias letivos no ano, mas em casos de emergência como esse pode haver outras soluções, explica.

De acordo com o professor, aulas pela internet, aplicação de provas fora do período das aulas e atividades nos finais de semana são exemplos de soluções possíveis para as entidades. O Bandeirantes, por exemplo, está colocando atividades pedagógicas em seu portal na internet para o estudante acessar e continuar seus estudos, exemplifica. O importante é a equipe pedagógica da escola usar esses dias para repensar seus cronogramas, considera.

Em São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde recomendou o adiamento da volta às aulas para o dia 17 - medida que foi seguida pelas redes estaduais e municipais da capital paulista e de várias cidades do interior.

Entre as particulares, após uma relutância inicial, cresce a adesão à indicação, apoiada pelo sindicato.

Quatro Estados adiam aulas

Mais de 11 milhões de alunos de quatro Estados brasileiros e do Distrito Federal tiveram as aulas adiadas  para tentar frear a disseminação da "gripe suína" entre alunos e professores. Além de São Paulo e Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul também adotaram a medida.

Suspensão de aulas em creche atrapalha pais; assista ao vídeo:

Leia também

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: aulasescolasgripe suínareposição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG