rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)." / gripe suína , diz Kassab - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)." /

São Paulo não adiará volta às aulas por causa da gripe suína , diz Kassab

SÃO PAULO - A volta às aulas nas escolas municipais de São Paulo, que está marcada para o dia 3 de agosto, não será adiada, afirmou o prefeito Gilberto Kassab. Os professores e diretores da rede municipal de ensino foram orientados a procurar assistência médica caso algum dos alunos apresente os sintomas da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS).

Redação com Agência Estado |

AE
Kassab fala sobre a gripe em São Paulo

Kassab fala sobre a gripe em São Paulo

O Ministério da Saúde recomendou que crianças gripadas fiquem em casa, mesmo que não tenham a confirmação da contaminação.

Em Osasco e Diadema, na Grande capital paulista, e também em Campinas, no interior do Estado, o retorno às aulas foi adiado em pelo menos uma semana para conter o avanço da doença.

Para Kassab, porém, não há necessidade de mudanças no cronograma de aulas nas escolas da rede municipal. Os profissionais da educação estão cientes de que têm o apoio das instituições de saúde e sabem que devem informar o poder público caso alguma criança esteja contaminada, afirmou.

Atendimento ampliado

Para facilitar o acesso ao atendimento a alunos, pais e professores, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou os horários das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA), que passarão a atender a população também aos domingos.

As 104 AMAs realizam o atendimento de segunda a sábado, entre 7h e 19h, e agora passarão a atender também aos domingos e feriados, no mesmo horário. Outros 11 ambulatórios já têm atendimento 24h. Segundo o prefeito, o novo horário deve continuar até quando for necessário.

Escolas particulares

A recomendação para as escolas particulares de São Paulo, segundo o sindicato dos estabelecimentos de ensino do Estado, é que as aulas retornem também no dia 3 de agosto, mesmo aquelas que voltariam inicialmente nesta segunda.

De acordo com o presidente da entidade, Benjamin Ribeiro da Silva, as escolas têm que cumprir um calendário de 200 dias de aula. Se anteciparem ou retardarem as férias, serão obrigados a repor as aulas até o fim do período escolar de 2009.

Os colégios Pueri Domus, Magno e Palmares, que haviam antecipado as férias após o registro de casos de gripe, informaram que o retorno às aulas será no dia 3, como já estabelecia o cronograma inicial.

Outros locais

As Secretarias de Educação e Saúde do governo do Distrito Federal decidiram adiar em uma semana o reinício das aulas da rede pública, que ficou também para a próxima segunda-feira. Para a mesma data está marcada a volta dos alunos às escolas no Rio de Janeiro, que ainda não definiu se vai adiar o retorno às aulas.

Já no Rio Grande do Sul, a recomendação da Secretaria de Educação é o retorno no dia 3 de agosto, mas, segundo o órgão, algumas escolas ainda devem prorrogar as férias por decreto municipal.

Mortes no Brasil

No domingo, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confimou mais cinco mortes em razão da doença. Com isso, o número de mortos no País subiu para 38.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: aulasgripe suínasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG