rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Estado permitirá a revogação da portaria que suspendia a realização de cirurgias eletivas (sem urgência). A medida será tomada em função da queda do número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)." / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Estado permitirá a revogação da portaria que suspendia a realização de cirurgias eletivas (sem urgência). A medida será tomada em função da queda do número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)." /

Rio Grande do Sul retoma cirurgia eletiva com queda de casos de gripe

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou neste sábado que a queda no número de casos confirmados de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Estado permitirá a revogação da portaria que suspendia a realização de cirurgias eletivas (sem urgência). A medida será tomada em função da queda do número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Agência Estado |


No final de julho, foram 300 casos e, agora, são 150. Com a revogação da portaria, as cirurgia eletivas voltam a ser realizadas normalmente em todo o Estado.

De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, o pico da gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul aconteceu na última semana de julho, quando foram notificados 1.003 casos. Na primeira semana de agosto, foram 943, depois 616 e a última semana deve fechar em 200 casos, ou seja, 20% do que foi registrado no final de julho.

O secretário informou também que, na cidade de Rio Grande, por decisão da prefeitura municipal, baseada nos números que mostram a diminuição dos casos, as aulas serão retomadas normalmente nesta segunda-feira. Vinte municípios da zona sul, contudo, decidiram prorrogar as férias até início de setembro por considerar que o pico da doença se daria nas duas últimas semanas de agosto, o que acabou não se concretizando.

Leia também:


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínasaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG