rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). Os dois casos são do município de Passo Fundo. Com as novas vítimas, o total de mortes no Estado vai 21 e, no País, chega a 60." / gripe suína ; total vai 60 no País - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). Os dois casos são do município de Passo Fundo. Com as novas vítimas, o total de mortes no Estado vai 21 e, no País, chega a 60." /

Rio Grande do Sul registra mais duas mortes por gripe suína ; total vai 60 no País

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta quarta-feira mais dois óbitos em decorrência da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). Os dois casos são do município de Passo Fundo. Com as novas vítimas, o total de mortes no Estado vai 21 e, no País, chega a 60.

Redação |


Uma das vítimas é uma mulher de 28 anos, portadora de Síndrome de Down. Além dela, o outro caso fatal é de um homem de 42 anos, auxiliar de escritório, que não apresentava nenhuma morbidade. As duas mortes aconteceram no dia 22 de julho, no Hospital São Vicente de Paulo, de acordo com Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

"12 mil casos no Estado"

A governadora Yeda Crusius acredita que o Rio Grande do Sul já deve estar próximo de ter 12 mil casos de "gripe suína". Mas, para ela, 99% são sem maior gravidade e evoluem para a cura.

Yeda afirma que a taxa de letalidade da nova gripe é muito próxima às de gripe comum, (cerca de 0,4%, de acordo com o governo). Ela afirma que, em 2008, 950 pessoas morreram no Estado devido a gripes sazonais comuns.

"Somos, hoje, o principal palco no país de enfrentamento da nova Gripe. A razão disso é termos a maior linha de fronteira com os países da América do Sul que possuem os maiores índices mundiais de epidemia, além de passar por aqui o maior volume de veículos de carga provenientes do Chile para o Brasil. Somando a isso o frio intenso que predispõe à esse tipo de contágio, estamos tendo aqui uma rápida disseminação da nova Gripe, maior que em qualquer outro ponto do país", alertou.

Férias prorrogadas no RS

As secretarias estaduais de Educação do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul anunciaram nesta quarta-feira o adiamento do retorno das aulas nas redes estaduais de ensino . No Rio Grande do Sul, cerca de 1,2 milhão de alunos ficarão sem aulas durante duas semanas.

Novas mortes em São Paulo

As cidades de São Caetano do Sul, no ABC paulista, e Campinas, interior de São Paulo, registraram nesta quarta-feira duas mortes em decorrência da "gripe suína" . O total de óbitos foi a 58 no Brasil e a 29 no Estado de São Paulo. Nesta terça-feira a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo havia informado mais sete mortes por causa da "gripe suína" no Estado.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínario grande do sulsaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG