(rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). Com essas mortes, chega a http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/16/saiba+mais+sobre+as+mortes+de+gripe+suina+no+brasil+7332994.htmlquinze o número de óbitos confirmados em decorrência da doença no Brasil." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). Com essas mortes, chega a http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/16/saiba+mais+sobre+as+mortes+de+gripe+suina+no+brasil+7332994.htmlquinze o número de óbitos confirmados em decorrência da doença no Brasil." /

Rio Grande do Sul confirma mais quatro mortes por gripe suína

PORTO ALEGRE - A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou neste domingo a morte de mais quatro pacientes infectados pela gripe suína http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_top(rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). Com essas mortes, chega a http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/16/saiba+mais+sobre+as+mortes+de+gripe+suina+no+brasil+7332994.htmlquinze o número de óbitos confirmados em decorrência da doença no Brasil.

Redação |

De acordo com a secretaria, uma das vítimas é um caminhoneiro de São Borja, de 29 anos, obeso, que passou pela Argentina. A morte foi registrada no dia 6 de julho, no Hospital Ivan Goulart.

AE
"Gripe suína" já fez 15 mortes no Brasil
Outra vítima é uma menina, de 5 anos, de Uruguaiana, sem indicação de viagem para outros países. O óbito aconteceu no dia 15 de julho, na Santa Casa da cidade. Um outro caso foi registrado também na Santa Casa de Uruguaiana, com uma mulher de 36 anos, gestante no 8º mês, sem viagem registrada.

O quarto caso foi confirmado em Santa Maria, na morte de um serralheiro de 40 anos, obeso, com viagem investigada. Sua morte ocorreu no dia 17 de julho, no Hospital Universitário.

O Ministério da Saúde divulga o balanço de casos confirmados de "gripe suína" um vez por semana. No último informe, divulgado na quarta-feira (15), o País tinha 1.175 casos registrados da doença.

Casos em suínos

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informou, por meio de nota, que não há registro de suínos atingidos pela nova gripe nem no Estado, nem no Brasil. Na sexta-feira passada, a Argentina detectou que suínos foram contaminados por humanos com o vírus da gripe A.

Conforme a nota, a vigilância sanitária do Estado identificou casos de doenças respiratórias em suínos, mas nenhum de gripe A. Contudo, os casos da doença entre humanos em diversos países justificam ações de maior atenção veterinária, pois a doença também afeta suínos, observou a secretaria.

A secretaria informou que foram registrados 3.231 focos de doenças respiratórias em suínos em 2007 e 2008. A maior parte deles (79%) ocorreu em 2007. A introdução da vacina para circovirose em suínos, em novembro de 2007, tem levado à queda nos casos da doença desde então, afirmou a secretaria.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínario grande do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG