rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) devem ficar em casa. De acordo com ele, a prorrogação das férias de estudantes que estão bem de saúde pode ser considerada um ¿disparate¿." / Quem não tem sintoma não tem que ficar em casa , avalia ministro sobre gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) devem ficar em casa. De acordo com ele, a prorrogação das férias de estudantes que estão bem de saúde pode ser considerada um ¿disparate¿." /

Quem não tem sintoma não tem que ficar em casa , avalia ministro sobre gripe suína

RIO DE JANEIRO ¿ O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse na segunda-feira que somente os alunos, professores e funcionários das escolas do País que tenham sintomas da ¿gripe suína¿ (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) devem ficar em casa. De acordo com ele, a prorrogação das férias de estudantes que estão bem de saúde pode ser considerada um ¿disparate¿.

Redação |

Todas as crianças, professores, funcionários das escolas com sintomas devem ficar em casa. Quais os sintomas? Febre e tosse. Quem não tem sintoma não tem que ficar em casa. Seria um disparate total, afirmou o ministro, lembrando que a decisão de adiar o reinício das aulas já foi tomada.

Procurada pela reportagem do Último Segundo, a assessoria do Ministério da Saúde informou que a orientação do governo é de que cabe à vigilância epidemiológica municipal adotar as medidas de controle cabíveis em cada situação.

A critério de cada governo, a critério de cada prefeitura, em cima de uma decisão local, de uma avaliação da realidade local, a decisão ficou a critério dos gestores. Algumas cidades adiaram [a volta às aulas], outras não adiaram, disse o ministro, após uma cerimônia no Palácio Guanabara, na zona sul do Rio de Janeiro.

Agência Brasil

Crianças aprendem como se proteger da 'gripe suína' em escola de Brasília

Efeito questionável

Para o médico infectologista Mário Sérgio Moreno, diretor técnico do hospital da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba, a decisão das secretarias de adiar as aulas está baseada no conceito de que em locais fechados ou com aglomeração de pessoas é mais fácil o vírus se propagar.

No entanto, segundo ele, a medida só faria sentido se as pessoas ficassem isoladas dentro de casa. Não é isso que acontece, elas vão a parques, shoppings, shows, supermercados. Os pais podem levar o vírus para casa.

Outro ponto que Moreno questiona é a justificativa de algumas escolas de que em 15 dias o tempo estará melhor. Ainda estaremos no meio do inverno, que só acaba no final de setembro.

De acordo com o infectologista, não há justificativa para pânico e a gripe A H1N1 é preocupante tanto quanto outras doenças. Morre mais gente de enfarte, de acidente ou de gripe por dia?, questiona. Há um exagero nisso, não dá para identificar em toda sociedade quem está gripado, diz.

*com reportagem de Lecticia Maggi

Suspensão de aulas em creche atrapalha pais; assista:

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG