de gripe A H1N1 pela OMS). A decisão foi tomada na segunda-feira, durante encontro no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que teve a presença da diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Tânia Guerschman, e os secretários de Saúde da região. O último balanço do Ministério da Saúde informa que o brasil http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/27/sobe+o+numero+de+mortes+por+gripe+suina+no+brasil+7529908.html target=_topjá registrou 45 mortes em consequência da doença." / Gripe suína não impede que escolas do ABC retornem às aulas - Gripe Suína - iG" / de gripe A H1N1 pela OMS). A decisão foi tomada na segunda-feira, durante encontro no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que teve a presença da diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Tânia Guerschman, e os secretários de Saúde da região. O último balanço do Ministério da Saúde informa que o brasil http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/27/sobe+o+numero+de+mortes+por+gripe+suina+no+brasil+7529908.html target=_topjá registrou 45 mortes em consequência da doença." /

Gripe suína não impede que escolas do ABC retornem às aulas

SÃO PAULO - O retorno às aulas não será prorrogado nas cidades do Grande ABC paulista por conta da gripe suína (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_topde gripe A H1N1 pela OMS). A decisão foi tomada na segunda-feira, durante encontro no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que teve a presença da diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Tânia Guerschman, e os secretários de Saúde da região. O último balanço do Ministério da Saúde informa que o brasil http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/27/sobe+o+numero+de+mortes+por+gripe+suina+no+brasil+7529908.html target=_topjá registrou 45 mortes em consequência da doença.

Redação com Agência Estado |

De acordo com a assessoria do Consórcio Intermunicipal, as cidades que optaram por manter as datas de retorno são: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra. Em alguns deles, inclusive, as aulas já começaram nesta semana.

Um monitoramento diário será feito pelas cidades sobre a situação da enfermidade nas escolas e, caso sejam identificadas situações de surto - mais de três casos relacionados à gripe suína em um espaço de cinco dias -, caberá à equipe de vigilância epidemiológica do município avaliar a necessidade de suspender as aulas da classe ou da escola.

Uma nova reunião será realizada na quinta-feira, para nova avaliação sobre os casos da doença.

O grupo de trabalho do consórcio também decidiu fazer algumas reivindicações junto à Secretaria de Estado da Saúde, como o fornecimento de material em quantidade suficiente para a coleta dos exames laboratoriais para investigação dos casos, bem como equipamentos de proteção individual para a realização de exames nos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO).

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: aulasescolagripe suínamortes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG