rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)." / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)." /

Prefeitura de cidade do Paraná desiste de proibir aglomerações

A prefeita de Jacarezinho, no Paraná, Valentina Helena de Andrade Toneti (PT), revogou, na tarde desta quinta-feira, o decreto 2078/2009, que determinava, entre outros itens, a proibição e punição para aglomerações nas ruas da cidade e fechamento do comércio às 18h30, com o objetivo de reduzir a circulação do vírus da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS).

Agência Estado |


Segundo a prefeitura, o decreto não teria a "eficácia necessária" em razão da falta de respaldo de outros órgãos, entre eles instituições estaduais e judiciárias.

Uma primeira concessão já tinha sido feita nesta quarta-feira, um dia depois de o decreto entrar em vigor, com a permissão de que os bares e restaurantes permanecessem abertos até a meia-noite. Um dos itens do decreto previa a suspensão das aulas até o dia 27, mas as escolas e faculdades estaduais seguem orientação do governo do Estado, que mantém as atividades normais.

O decreto ainda estipulava multas para quem desobedecesse as determinações. Elas seriam aplicadas até mesmo a pessoas que estivessem em aglomerações nas ruas, ao valor de R$ 300,00 para cada uma.

De acordo com a prefeitura, o município, de 39 mil habitantes, registrou duas mortes e tem 30 casos confirmados da doença pelo Laboratório Central do Estado.

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínaparanásaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG