de gripe A H1N1 pela OMS). Com isso, sobe para 46 o número de vítimas da doença no País." / gripe suína ; total chega a 46 no País - Gripe Suína - iG" / de gripe A H1N1 pela OMS). Com isso, sobe para 46 o número de vítimas da doença no País." /

Paraíba confirma 1ª morte por gripe suína ; total chega a 46 no País

PARAÍBA - O Estado da Paraíba confirmou, nesta terça-feira, a primeira morte causada pela gripe suína (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_topde gripe A H1N1 pela OMS). Com isso, sobe para 46 o número de vítimas da doença no País.

Redação com Agência Estado |

AE
Com máscaras, pacientes aguardam em hospital

A vítima foi um estudante paraibano de 31 anos, que apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 21 de julho.

Ele teria se infectado durante um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, e estava internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Hospital informou que a morte aconteceu às 2h desta terça-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o estudante teve a doença confirmada na semana passada pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Ele apresentava histórico de doenças pulmonares, como pneumopatia crônica e má formação congênita no tórax.

Este é o primeiro caso confirmado no Nordeste. Até então, só havia registro de mortes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Outros casos

Na tarde desta segunda-feira, o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Gilberto Martin, confirmou a morte de três homens de entre 20 e 34 anos que foram contagiados pelo vírus da gripe. As mortes em Curitiba ocorreram entre os dias 19 e 22 de julho.

Além disso, autoridades municipais de São Carlos, Mogi Guaçu e Osasco, no interior do Estado de São Paulo, confirmaram outras quatro mortes pela gripe. Nesta segunda-feira, o Último Segundo informou duas mortes por "gripe suína" em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Porém, a Secretaria de Saúde do município afirmou nesta terça que o resultado dos exames ainda não foi recebido.

São Paulo é o Estado brasileiro que registrou mais mortes (20), acima do Rio Grande do Sul (16). Depois, estão Rio de Janeiro (4) e Paraná (4).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na segunda-feira que já foram registradas 816 mortes entre os mais de 134.500 casos de infectados pelo vírus da gripe no mundo.

Veja as diferenças entre a nova gripe e a gripe comum

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína


    Leia tudo sobre: gripe suínamorteparaíba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG