gripe suína no mundo - Gripe Suína - iG" /

OMS registra mais de 134 mil casos de gripe suína no mundo

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira ter confirmado 134.503 casos de gripe suína em todo o mundo. Entre este total de infectados, 816 pessoas morreram.

Redação com agências internacionais |


Esta é a primeira apuração oficial divulgada pela OMS desde que, no dia 6 de julho, a organização decidiu não informar diariamente sobre novos casos, já que o número deixou de ser uma ferramenta válida para avaliar a pandemia.

A agência coloca os dados à disposição, mas mudou a maneira de divulgá-los: antes separados por país, agora os casos são divididos por zonas geográficas.

A América é a mais afetada, com 87.965 casos e 707 mortes, seguida pela região do Pacífico, com 21.577 infectados e 30 óbitos. Em seguida estão a Europa, com 16.556 casos e 34 mortes; o Sudeste Asiático, com 7.358 infectados e 44 vítimas fatais; o Mediterrâneo Oriental, com 890 doentes e 1 óbito; e África, com 157 casos.

Revisão

A lista de fatores de risco para a "gripe suína"  está sob revisão . Especialistas de vários países, incluindo do Brasil, analisam o real impacto de características específicas e problemas de saúde preexistentes para o agravamento da doença.

O esforço se explica pelas estatísticas até agora. No País, dos 222 casos de "gripe suína" com maior gravidade, somente 33,7% apresentam fatores de alerta. A maior parte dos pacientes graves atendidos no Brasil (pelo menos 66,3%) não tinha nenhuma doença pré-existente, não era idoso, gestante ou criança.

De acordo com os resultados do trabalho, fatores podem ser incluídos, outros descartados, antecipa o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. A primeira análise mais detalhada sobre casos graves e fatores de risco é esperada para quarta-feira.

(Com informações da EFE e da Agência Estado)

Leia também:

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínaomspandemia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG