de gripe A H1N1 pela OMS) sejam declarados bens públicos globais, informou a secretária de Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez." / gripe suína bem público - Gripe Suína - iG" / de gripe A H1N1 pela OMS) sejam declarados bens públicos globais, informou a secretária de Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez." /

Mercosul quer tornar vacina contra gripe suína bem público

Os ministros da Saúde do Mercosul aprovaram nesta quinta-feira uma declaração na qual pedem que as vacinas, os antivirais e os kits de diagnóstico contra a gripe suína (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_topde gripe A H1N1 pela OMS) sejam declarados bens públicos globais, informou a secretária de Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez.

AFP |

"A declaração pretende definir as vacinas, os antivirais e os kits de diagnóstico como bens públicos globais", assinalou Esperanza Martínez sobre o documento que será firmado nesta sexta-feira pelos presidentes e chanceleres do bloco.

A ministra estimou que "não se pode declarar qualquer propriedade intelectual (sobre as vacinas)", o que seria "contrário à saúde pública internacional". Os ministros da Saúde também acertaram medidas de proteção e segurança em relação à "gripe suína".

"Chegamos a um acordo sobre a necessidade de se coordenar ações, mas o encontro também nos permitiu fortalecer os laços de trabalho para aproveitar as experiências comuns", disse Esperanza Martínez.

Os ministros da Saúde se reuniram por ocasião da 37ª Cúpula do Mercosul, cujo encontro principal está programado para esta sexta-feira.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG