rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), tornando-se o primeiro morto pela doença no Japão, informou neste sábado o Ministério da Saúde." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), tornando-se o primeiro morto pela doença no Japão, informou neste sábado o Ministério da Saúde." /

Japão registra primeira morte por gripe suína

TÓQUIO - Um homem de aproximadamente 50 anos, nascido em Okinawa, morreu em decorrência da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), tornando-se o primeiro morto pela doença no Japão, informou neste sábado o Ministério da Saúde.

Redação com agências |

Aparentemente, o homem não havia viajado ao exterior, disse um funcionário do ministério.

O Japão já confirmou cerca de 5 mil casos da gripe H1N1 no país até o mês passado, quando deixou de fornecer estatísticas sobre a doença.

Brasil

No Brasil, o fim do inverno no Brasil representa toda a esperança em meio à pandemia de influenza A (H1N1), segundo especialistas. O epidemiologista do Hospital Univeristário de Brasília (HUB), Evoide de Moura, afirma que estamos finalmente passando do pico, do pior período, disse, em entrevista à "Agência Brasil".

Com o frio, segundo ele, as pessoas tendem a se aglomerar sobretudo em abientes fechados, o que favorece na transmissão do vírus. A baixa umidade, de acordo com o médico, também leva ao agravamento das condições respiratórias e às infecções.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que a tendência, para os próximos meses, é de temperaturas mais elevadas, além do início das chuvas. Mas o mês de setembro, segundo ele, ainda será uma uma incógnita ¿ pode ter dias de pancada de chuva como dias bastantes secos, com a umidades do ar oscilando.

São extremos, disse. Chuva certa, de acordo com o meteorologista, apenas em dezembro e janeiro. Ele lembrou que a baixa umidade do ar causa desconforto à saúde, pois o ar rarefeito dificulta a respiração. Por isso, a recomendação da própria Defesa Civil é que as pessoas bebam muito líquido e evitem o sol durante as horas mais quentes do dia.

(*Com informações das agências Reuters e Brasil)

Leia também:


Leia mais sobre:
gripe suína


    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG