rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), que sugerem um declínio da doença em todas as regiões do Estado." / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), que sugerem um declínio da doença em todas as regiões do Estado." /

Gripe suína recua no Rio Grande do Sul, diz secretário de Saúde

PORTO ALEGRE - O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, apresentou neste sábado números sobre a ocorrência da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), que sugerem um declínio da doença em todas as regiões do Estado.

Agência Estado |

Terra mostrou que, após o pico de incidência da "gripe suína' na última semana de julho, quando foram registrados 1. 003 casos no Rio Grande do Sul, o número de ocorrências caiu para 943 na primeira semana de agosto e para 616 na semana seguinte. Ainda de acordo com o secretário, o balanço da última semana deve apontar 200 casos, o que representaria apenas 20% do que foi registrado ao final de julho.

Guerra ressaltou, no entanto, que não existe nenhum estudo científico que comprove que a paralisação das aulas reduza a transmissão da doença e reforçou a posição do governo estadual de que não há necessidade de manter as atividades suspensas. "A paralisação das aulas na rede municipal de ensino de Porto Alegre não pode ser colocada na conta da gripe A", afirmou o secretário, segundo informações do site da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

As escolas da rede municipal de ensino da capital gaúcha ficarão fechadas até 31 de agosto, conforme aprovado em assembleia dos servidores de educação realizada ontem. A posição dos funcionários públicos foi acatada pela Secretaria Municipal de Educação.

O Rio Grande do Sul havia registrado, até o último sábado, segundo a secretaria, 93 mortes por "gripe suína" e notificou de 4.865 casos.

Leia também:


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: doenças de invernogripe suínaprevenção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG