Governo prorroga 2ª etapa da vacinação contra gripe suína até o dia 23 de abril

O governo vai prorrogar a campanha de vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a gripe suína até o dia 23 de abril. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde.

iG São Paulo |

Na quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já havia admitido essa possibilidade com o objetivo de alcançar a meta. "Estamos no início, mas nossa meta é de 80% da população alvo. É evidente que tudo que acontecer nesse caminho que nos afaste dessa meta vamos ter que repensar. O que queremos é proteger a população", disse Temporão na quarta-feira.

A segunda etapa da vacinação terminaria na sexta-feira, mas vai continuar ao longo da próxima fase, que começa na segunda-feira, e imunizará também os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos .

Para tomar a dose da vacina, basta ir a um posto de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Excepcionalmente, no sábado, dia 10, os postos ficarão abertos no mesmo horário para que a população conte com mais uma data para a imunização.

No dia 8 de março, a vacinação teve início com foco nos profissionais de saúde e na população indígena. A segunda fase começou no dia 22 e foi voltada às gestantes, às crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses e aos portadores de doenças crônicas. As crianças deverão ser levadas novamente aos postos 30 dias após serem vacinadas, para receberem uma segunda dose.

De 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Segundo a secretaria, a campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a única contraindicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG