rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). O Ministério da Saúde deve recomendar nesta quinta-feira aos Estados que ampliem os postos de distribuição do remédio, a exemplo do que ocorreu nesta quarta-feira em São Paulo." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). O Ministério da Saúde deve recomendar nesta quinta-feira aos Estados que ampliem os postos de distribuição do remédio, a exemplo do que ocorreu nesta quarta-feira em São Paulo." /

Governo facilitará acesso a remédio contra gripe suína

BRASÍLIA - O governo vai facilitar o acesso ao remédio oseltamivir (Tamiflu), usado no tratamento de pacientes com gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). O Ministério da Saúde deve recomendar nesta quinta-feira aos Estados que ampliem os postos de distribuição do remédio, a exemplo do que ocorreu nesta quarta-feira em São Paulo.

Redação com Agência Estado |

AE
Funcionária de hospital se protege de vírus
A medida foi adotada para dar agilidade à assistência, afirmou o diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage. No entanto, a indicação do uso do medicamento não será ampliada.

Em vez de o antiviral ficar restrito a hospitais de referência, ele poderá ser obtido na rede ambulatorial, em unidades básicas ou em centros ligados ao Programa de Saúde da Família (PSF). Cada Estado deverá definir a melhor forma de distribuição.

A mudança deve facilitar principalmente o encaminhamento de pacientes de risco de consultórios, como grávidas, que muitas vezes precisavam do remédio, mas tinham de passar por um hospital para recebê-lo.

São Paulo decidiu que o remédio ficará disponível para pacientes em farmácias montadas em hospitais previamente determinados.

O uso do remédio está restrito para pacientes com sintomas de agravamento e pessoas com gripe que apresentem fatores de risco - doenças pré-existentes, menor de 2 anos, maior de 60 e gestantes.

Mortos no País

Cinco novas mortes pela "gripe suína" foram confirmadas na quarta-feira, elevando o total de mortos no País para 61 . Três casos aconteceram no interior do Estado de São Paulo e dois no Rio Grande do Sul.

Veja as diferenças entre a nova gripe e a gripe comum:

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: escolasgovernogripe suínaremédios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG