rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), com prioridade para crianças e mulheres grávidas." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), com prioridade para crianças e mulheres grávidas." /

EUA planejam vacinar mais da metade da população contra gripe suína

As autoridades de Saúde dos Estados Unidos recomendaram nesta quarta-feira a vacinação de 160 milhões de pessoas, mais da metade de sua população, contra a gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), com prioridade para crianças e mulheres grávidas.

AFP |

Após uma reunião de emergência sobre a pandemia provocada pelo vírus A H1N1, o Centro de Controle para a Prevenção de Enfermidades (CDC) estabeleceu cinco grupos em uma população de risco de 160 milhões.

"Isto inclui mulheres grávidas, adultos em contacto com menores de 6 meses, pessoal de saúde, crianças e jovens com entre 6 meses e 24 anos e adultos enfraquecidos", disse Anne Schuchat, diretora do centro de imunologia do CDC. A população dos Estados Unidos é de 307 milhões de pessoas.

As autoridades destacaram que, provavelmente, até outubro não terão mais do que 120 milhões de doses de vacinas disponíveis.

Além disto, é possível que a imunização exija a aplicação de duas doses de vacina contra o vírus A H1N1, destacou Schuchat.

"Contra a gripe sazonal (comum), recomendamos a vacinação de 80% do país, mas geralmente vacinamos 40% da população", disse a funcionária.

Caso a taxa de adesão à campanha de vacinação voluntária contra a gripe suína seja a mesma que a registrada contra a gripe comum, "teremos vacinas suficientes", destacou Schuchat.

Os responsáveis identificaram um grupo prioritário, de 41 milhões de indivíduos, que serão vacinados primeiro, e que inclui mulheres grávidas, adultos em contato com crianças com menos de seis meses (que não podem ser vacinadas contra gripe), crianças com entre 6 meses e quatro anos e pessoas com problemas de saúde na faixa entre 5 e 18 anos.

Veja as diferenças entre a nova gripe e a gripe comum:

Leia mais sobre: gripe suína



    Leia tudo sobre: euagripe suínavacina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG