rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no outono (boreal), mas já estão se preparando para um agravamento da epidemia, informou nesta sexta-feira o Centro para o Controle de Enfermidades (CDC)." / gripe suína no outono boreal - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no outono (boreal), mas já estão se preparando para um agravamento da epidemia, informou nesta sexta-feira o Centro para o Controle de Enfermidades (CDC)." /

EUA esperam avanço da gripe suína no outono boreal

WASHINGTON - As autoridades americanas não preveem um avanço catastrófico da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no outono (boreal), mas já estão se preparando para um agravamento da epidemia, informou nesta sexta-feira o Centro para o Controle de Enfermidades (CDC).

AFP |

No pior dos cenários, o governo americano estima que cerca de 40% da força de trabalho do país ficaria inativa, devido à contaminação direta ou à exigência de cuidados para familiares.

"Neste momento, não estamos prevendo tal cenário, mas esperamos desafios", disse Anne Schuchat, diretora do Centro Nacional de Imunidade e Enfermidades Respiratórias do CDC. "Baseados no que observamos na primavera e no hemisfério sul, acreditamos que é preciso muito planejamento para enfrentar eventualidades".

Entre maio e junho, o percentual de infecção por "gripe suína" nos Estados Unidos ficou entre 6% e 8% da população, mesmo antes do período de propagação da gripe comum, no início do outono.

"Durante os meses de inverno, poderemos atingir índices de contaminação de entre 10% e 15% da população", assinalou Schuchat.

A gripe comum atinge a cada ano cerca de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos, provocando 36 mil óbitos e 200 mil internações.

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG