rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS): sabão líquido, gel alcoólico, termômetro, saboneteira para o gel e o sabão líquido e toalhas de papel." / gripe suína - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS): sabão líquido, gel alcoólico, termômetro, saboneteira para o gel e o sabão líquido e toalhas de papel." /

Escolas do Distrito Federal recebem kits de higiene contra gripe suína

Brasília - As aulas nas escolas públicas do Distrito Federal começam na próxima segunda-feira e todos os 636 estabelecimentos de ensino estarão equipados com os produtos de higiene necessários para a prevenção da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS): sabão líquido, gel alcoólico, termômetro, saboneteira para o gel e o sabão líquido e toalhas de papel.

Agência Brasil |

Isso já é rotina nas escolas. A novidade é o álcool gel, explica o secretário estadual de Educação, José Luiz Valente. O material será distribuído enquanto a Saúde, via ministério, ou secretaria estadual do GDF [Governo do Distrito Federal] , entender que a gente vive uma situação de risco.

Agência Brasil
Escolas recebem kits contra a gripe

Hoje (1°), a Secretaria Estadual de Educação está distribuindo os kits de assepsia a 184 escolas que não receberam a segunda parcela do Programa de Descentralização Adminsitrativa e Financeira nem têm limpeza terceirizada. As 292 que receberam a parcela estão adquirindo o material por conta própria . Já as 224 que têm limpeza terceirizada, receberão da empresa contratada.

Todas as escolas, antes do início das aulas, devem afixar as saboneteiras nos banheiros ou próximas aos lavatórios e distribuir o álcool em gel nas salas dos professores e dos servidores.

De acordo com o secretário, as férias ¿ que iriam até o dia 26 - foram prorrogadas em uma semana, não por risco de contaminação entre os alunos, mas para verificação da necessidade de material de higiene nas escolas e para capacitação dos professores sobre a influenza A (H1N1) - gripe suína.

Procuramos passar bastante informação para os professores e uniformizar procedimentos. Ninguém vai dar diagnóstico nem fazer receituário. Identificando o problema, eles vão saber exatamente quem procurar, como procurar e quando procurar, esclareceu Valente. Segundo ele, quando for identificado que um aluno está com os sintomas da gripe A ele será isolado dos demais alunos, os pais serão chamados e serão orientados no sentido de encaminhar o aluno para um posto de saúde. Caso não seja possível localizar os pais, a própria escola levará o aluno para atendimento médico.

Passamos uma semana de bastante trabalho e estamos 100% prontos para esperar os alunos na segunda-feira, garante o secretário de Educação. Todo o trabalho foi feito a partir de orientação da secretaria estadual de Saúde.

Outros estados afetados pela gripe A adiaram por mais tempo o retorno às aulas. São Paulo e Rio Grande do Sul decidiram adiar para o dia 17 de agosto. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Paraná, as aulas recomeçam no dia 10 de agosto .

Leia também

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: brasiliaescolasgripe suínakits

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG