rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) em duas granjas da costa central do Chile é o primeiro registro de infecção pelo vírus fora de humanos e porcos no mundo. A confirmação foi anunciada nesta sexta-feira pelo diretor do Serviço Agropecuário (SAG), Oscar Concha." / gripe suína em aves no mundo - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) em duas granjas da costa central do Chile é o primeiro registro de infecção pelo vírus fora de humanos e porcos no mundo. A confirmação foi anunciada nesta sexta-feira pelo diretor do Serviço Agropecuário (SAG), Oscar Concha." /

Chile confirma o primeiro caso de gripe suína em aves no mundo

O contágio de perus pela ¿gripe suína¿ (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) em duas granjas da costa central do Chile é o primeiro registro de infecção pelo vírus fora de humanos e porcos no mundo. A confirmação foi anunciada nesta sexta-feira pelo diretor do Serviço Agropecuário (SAG), Oscar Concha.

Redação com agências |

No entanto, o chefe da divisão de proteção pecuária do SAG, Claudio Ternicier, por sua vez, ressaltou não haver indícios de que a doença tenha se espalhado para outras partes do país. Ternicier ponderou que casos podem existir em outros países, embora ainda não se tenha conhecimento.

Mais cedo, a subscretária da Saúde peruana, Jeanette Vega, informou que os perus com gripe suína foram infectados por humanos e não há uma mutação do vírus, explicou.

"O que acontece neste caso é que nós, os seres humanos, infectamos os perus. Os vírus identificados no perus são humanos; não há mutação", explicou Vega, acrescentando que as aves foram colocadas em quarentena, assim como as pessoas que tiveram contato com elas.

Ela, no entanto, descartou o risco de comer carne de peru e pegar a gripe.

O SAG informou na noite de quinta-feira ter detectado o contágio de gripe suína em duas granjas de perus do porto de Valparaíso e que a ocorrência foi comunicada à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

(Com informações da AFP e da Reuters)

Leia também:


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: chilegripe suínasaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG