rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil." / gripe suína no Brasil - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil." /

Bebê de um ano e seis meses é a 25º vítima da gripe suína no Brasil

SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira que um bebê de um ano e seis meses é a 25º vítima fatal da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil.

Redação |

O menino era morador do Grande ABC e foi internado em um hospital da região no dia 18 de julho, com insuficiência respiratória, mas morreu no mesmo dia. Ele tinha um histórico clínico de anemia.

AE
O movimento é tranquilo no pronto socorro da Vila Guilherme, na zona norte de SP

Outras três mortes em decorrência da "gripe suína" foram confirmadas pela Secretaria de Saúde paulista.

Uma das vítimas é um paciente do sexo masculino , de 26 anos, residente na capital, que deu entrada em um hospital da cidade de Itapetininga, no sudoeste do Estado, no dia 18 de julho. Ele também morreu no mesmo dia da internação.

Outra morte por causa da "gripe suína" é a de uma jovem de 27 anos, moradora de Valinhos , interior de São Paulo, que foi inernada no dia 17, e morreu no dia 19.

Por fim, também foi confirmada a morte divulgada na noite de terça-feira, o terceiro óbito na cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Trata-se de uma mulher de 23 anos, que morreu no dia 21 de julho. Ela havia viajado ao Japão em maio deste ano.

Vacina

Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da "TV Globo", que a vacina que está sendo testada na Austrália é para ser usada no inverno do hemisfério norte. No Brasil, segundo o ministro, a vacina só será usada no inverno de 2010.

Agência Brasil
Temporão tenta tranquilizar a população
"Por isso nós ainda temos um tempo", afirmou. Segundo ele, o Instituto Butantan , de São Paulo, que tem parcerias inclusive com laboratório na França, será uma das instituições que produzirá a nova vacina no Brasil.

O ministro tentou, mais uma vez, tranquilizar a população, ao afirmar que a "gripe suína" tem características "extremamente semelhantes" a da gripe comum, como sintomas, evolução clínica, letalidade e tratamento. "Um dado importante para a população saber: em julho do ano passado, morreram no Brasil, de complicações da gripe comum, 4.500 pessoas." Segundo Temporão, a "gripe suína" deve ser tratada, inicialmente, da mesma maneira que a gripe comum

Leia também:

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: bebêgripe suínasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG