rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS, ¿ no País chega a 192 (balanço registrado até o último sábado). O último boletim divulgado na semana passada pelo ministério indicava 96 óbitos. Segundo Temporão, a doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil." / Gripe suína já representa 77% dos casos de gripe no Brasil - Gripe Suína - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS, ¿ no País chega a 192 (balanço registrado até o último sábado). O último boletim divulgado na semana passada pelo ministério indicava 96 óbitos. Segundo Temporão, a doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil." /

Gripe suína já representa 77% dos casos de gripe no Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta terça-feira que o número de mortes provocadas pela gripe suína, http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS, ¿ no País chega a 192 (balanço registrado até o último sábado). O último boletim divulgado na semana passada pelo ministério indicava 96 óbitos. Segundo Temporão, a doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil.

Agência Brasil |

Dados do ministério indicam que 43% dos infectados pelo vírus Influenza H1N1 apresentam pelo menos um fator de risco. Dentre os principais citados pelo ministro estão pacientes com doenças respiratórias, crianças menores de 2 anos, gestantes, pacientes imunodeprimidos e cardiopatas.

A maioria das mortes foi registrada em São Paulo (40%). Em seguida aparece o Rio Grande do Sul (23%) e o Paraná (22%).

Vítimas grávidas

Até o momento, 28 gestantes morreram por causa da doença ¿ 14,5% do total de óbitos. De acordo com Temporão, 30% delas apresentavam pelo menos um fator de risco adicional, como pressão arterial elevada. Eles se somaram à gravidez e contribuíram para uma evolução ruim do caso, disse o ministro, que participa de comissão geral na Câmara dos Deputados para discutir as medidas de combate ao vírus Influenza H1N1 no Brasil.

Segundo Temporão, 107 gestantes que contraíram a doença já receberam alta e passam bem. As informações foram dadas durante debate sobre a "gripe suína" na Câmara dos Deputados nesta terça-feira.

Sob controle

Temporão disse ainda que o o Ministério da Saúde está tomando todas as medidas necessárias para o tratamento dos infectados pela nova gripe.

Por isso, pediu que a população não entre em pânico. O País não ganha nada se criando clima de pânico. Não há descontrole e dizer que a Influenza é um problema generalizado não expressa a realidade.

Sobre o futuro da doença, o ministro disse que não é possível ter respostas e cenários claros. Ele espera, contudo, que o número de contaminações seja reduzido como fim do inverno no hemisfério Sul. Por outro lado, a estação vai ser iniciada na porção norte do globo, tornando o cenário da pandemia imprevisível.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG