gripe suína - Gripe Suína - iG" /

Anvisa veta anúncios de analgésico e antitérmico por causa da gripe suína

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, em todo o território nacional, as propagandas de produtos à base de ácido acetilsalicílico ou de medicamentos de venda isenta de prescrição médica com propriedades analgésicas e antitérmicas, que aliviam a gripe.

Redação com agências |

Segundo resolução publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU), a suspensão é necessária em razão do aumento dos casos da Influenza A (H1N1) ( rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS )  no Brasil.

Para a Anvisa, o uso desses medicamentos é capaz "de mascarar uma situação de risco à saúde" de pessoas supostamente acometidas pela doença. A resolução será revogada assim que a situação se normalizar.

Nesta sexta-feira, as cidades de São Bernardo do Campo e Ubatuba, ambas em São Paulo, confirmaram dois casos de morte em decorrência da gripe suína. Até quinta-feira, o País registrava 277 óbitos em razão da Influenza A (H1N1), a maior parte deles (111) em São Paulo.

Fica suspensa ainda o uso de outras técnicas de comunicação, em especial a presença de pessoas em estabelecimentos de comércio varejista de produtos farmacêuticos que promovam tais medicamentos e estimulem a aquisição e o uso indiscriminados dos produtos.

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG