Hospitais e universidades estão entre as demandas dos brasileiros

Pesquisa Vox Populi/iG mostra o que os brasileiros consideram prioridade para o governo de Dilma Rousseff

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

A construção de hospitais e universidades públicas está entre os itens que devem ser tratados como prioridade no governo da presidenta eleita Dilma Rousseff, de acordo com pesquisa Vox Populi encomendada pelo iG . O levantamento mapeou o que a população espera da nova gestão que se inicia no próximo ano para áreas de saúde, educação , combate à criminalidade, transporte, saneamento, trabalho e emprego.

Veja o especial do iG sobre o legado de Lula e os desafios de Dilma Rousseff

Para a saúde, área que representa maior preocupação de quatro em cada dez brasileiros, a pesquisa indica que a população espera do próximo governo mais ações para construção de hospitais (citada por 31% dos entrevistados) e ampliação do número de médicos da rede pública (25%) em detrimento de uma eventual expansão de programas sociais, como o Farmácia Popular (citada por 2%) e a implantação da Rede Cegonha (programa de amparo a mulheres grávidas, considerado prioridade para 1%).

Outros 19% dos entrevistados afirmam que as ações de Dilma para a área devem se concentrar na ampliação e reforma de hospitais já existentes.

A garantia de mais remédios nas instituições hospitalares (9%) e a ampliação de atendimentos de emergência 24 horas (6%) e do número de ambulâncias de resgate (1%) também são citadas pelos eleitores como ações esperadas para a saúde. Segundo o Vox Populi, praticamente quatro em cada dez brasileiros (42%) afirmam que a saúde deve ser tratada como prioridade no próximo governo.

Quando o eleitor tem a possibilidade de citar duas ações prioritárias para a saúde, o aumento do número de médicos nos hospitais se torna a principal preocupação dos entrevistados (55%) deles. A construção de novos hospitais é citada por 41%.

 A lista de prioridades praticamente não varia entre eleitores que disseram ter votado em Dilma ou José Serra, candidato derrotado do PSDB à Presidência nem entre diferentes classes sociais e regiões.

A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 23 de novembro, ouviu 2.200 pessoas e tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais.

Quais medidas para a saúde devem ser priorizadas durante o governo Dilma?

Gerando gráfico...
Vox Populi

Criminalidade

Em meio aos combates entre policiais e criminosos no Rio de Janeiro, que ganharam as manchetes do País e que foram motivados por uma onda de ataques na cidade desde o dia 21, a maioria dos brasileiros afirma esperar que o enfrentamento do tráfico de drogas seja prioridade do próximo governo.

É o que afirmam 55% dos entrevistados – no Nordeste, o índice chega a 63%. A preocupação com o tráfico de drogas é maior nos grandes municípios (59%), se comparada ao restante do País.

O combate ao tráfico de armas é visto como prioridade por apenas 8% da população – outros 6% dizem que o governo Dilma deve focar ações contra roubos e furtos e 3%, contra sequestros.

A pesquisa mostra também que menos de um terço dos brasileiros (30%) acredita que a construção de novos presídios deva ser considerada a primeira ação no combate à criminalidade; a maioria (51%) pede que sejam implementados programas socioeducativos para os detentos.

O levantamento indica ainda que, quanto maior a renda dos entrevistados, maior o apoio a essas medidas – o índice chega a 54% entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, contra 47% dos que recebem até um salário.

Qual desses itens deveria ser prioridade no governo Dilma para o combate à criminalidade?

Gerando gráfico...
Vox Populi

Transporte

A prioridade do próximo governo para a área de transporte deve ser a construção e asfaltamento de estradas e rodovias, de acordo com a opinião de 60% dos entrevistados pelo Vox Populi. No Nordeste, a demanda por melhorias no setor rodoviário é citada por 78%.

O setor ferroviário é considerado prioritário para 21% da população (32% no Sudeste) – enquanto o setor aéreo é citado como área prioritária para apenas 2% dos brasileiros (mesmo índice dos que acham que o transporte fluvial deve ser prioridade).

Quanto menor a renda da população, maior o apelo à melhoria nas estradas (consideradas prioridade para 68% dos que ganham até 1 salário mínimo, enquanto o setor ferroviário é citado por um quarto dos entrevistados que ganham até cinco salários).

Qual desses itens deveria ser prioridade do governo Dilma para a área de transportes

Gerando gráfico...
Vox Populi

Saneamento

Na área de saneamento, os brasileiros esperam enfoque do governo no abastecimento por rede geral de água e esgoto (ambos com 29%). Coleta de lixo é citada por outros 15%. No Sudeste, a demanda por melhorias no abastecimento de água é citada por 32% dos entrevistados – o menor índice é nas regiões Centro Oeste e Norte (21%).

No Nordeste e no Sul a maior parte dos eleitores (36% e 37%) afirma que são os investimentos na rede de esgoto que devem ser encarados como prioridade.

Qual deveria ser a prioridade do governo Dilma para o seneamento?

Gerando gráfico...
Vox Populi

Trabalho e emprego

Dilma, que durante a campanha defendeu a redução dos encargos trabalhistas – que permitiriam, segundo ela, a ampliação do número de postos de trabalho – vai assumir o governo num momento em que parte significativa dos entrevistados defende mudanças nas atuais leis trabalhistas.

Segundo o Vox Populi, atualmente 43% das pessoas acreditam que as regras devem ser modificadas, enquanto 44% defendem a manutenção da lei atual.

O Sudeste é a região onde existem, proporcionalmente, mais defensores da mudança: 50%.

Qual das opiniões se parece mais com a do eleitor em relação a mudanças nas leis trabalhistas?

Gerando gráfico...
Vox Populi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG