Fundação Guggenheim propõe construção de novo museu em Helsinque

Projeto será focado em arquitetura, desenho e novas tecnologias

EFE |

Divulgação
O Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha
A Fundação Solomon R. Guggenheim anunciou nesta terça-feira que pretende construir um novo museu da prestigiada marca nova-iorquina na capital finlandesa.

A fundação confirmou o interesse na construção de um novo museu durante o seminário realizado no centro de congressos de Helsinque, o Finlândia Hall, onde também foram apresentadas as conclusões do estudo de viabilidade que foi encomendado pela cidade de Helsinque há um ano. O diretor-geral do museu Guggenheim Bilbao, Juan Ignacio Vidarte, e o subdiretor da Fundação Guggenheim, Ari Wiseman, foram os encarregados de apresentar esse estudo, que revela um custo superior a US$ 2,5 milhões para a construção do novo museu.

Siga o IG Cultura no Twitter

A instituição nova-iorquina, por sua vez, propõe a construção de um museu de 12 mil metros quadrados no porto sul de Helsinque, em pleno centro urbano, cuja superfície expositiva teria aproximadamente 3.920 metros quadrados. O custo estimado do novo edifício gira em torno de 40 milhões de euros. No entanto, o valor seria um investimento, já que o museu poderia atrair entre 400 e 650 mil visitantes por ano, sendo que 40% deste número seriam de turistas estrangeiros.

Segundo o estudo realizado, o novo museu não teria coleções permanentes e estaria mais focado na arquitetura e no desenho, um fato que completaria a oferta cultural dos demais museus Guggenheim. Além disso, o novo museu em Helsinque serviria como um laboratório para experimentar novos enfoques e tecnologias que poderiam beneficiar à rede de museus Guggenheim, isso graças ao alto nível cultural e tecnológico do país nórdico. Após sua apresentação, o projeto ainda deverá esperar pela aprovação da Prefeitura de Helsinque e também do Comitê Executivo do Guggenheim Bilbao, já que a pinacoteca basca tem direito de vetar a edificação de novos museus da marca na Europa.

Leia também:

Artista cobre paredes do Guggenheim com cem mil notas de US$ 1

Arquiteto do Guggenheim de Bilbao faz 1º edifício na Austrália

    Leia tudo sobre: gunggenheimmuseufinlândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG