Javier Cercas e Zoé Valdés confirmados na Flip 2012

Espanhol e cubana são os novos autores anunciados na programação da festa em Paraty

iG São Paulo |

A organização da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2012, anunciou nesta segunda-feira (30) mais dois convidados para sua próxima edição. A cubana Zoé Valdés e o espanhol Javier Cercas têm vinda confirmada para o evento, que será realizado entre 4 e 8 de julho.

Siga o iG Cultura no Twitter

Autor de cinco romances e professor de literatura espanhola na Universidade de Gerona, Cercas é conhecido pelo best-seller "Soldados de Salamina", fenômeno editorial na Espanha. Em catálogo no Brasil pela editora Globo, o livro deu origem ao filme homônimo, adaptado em 2003 pelo diretor David Trueba.

Zoé Valdés, embora nascida em Cuba, mora desde a década de 1990 em Paris, onde se estabeleceu como firme opositora ao regime cubano, exprimindo opiniões principalmente em seu blog . Seu último trabalho, o premiado romance "O Todo Cotidiano", foi publicado pela Benvirá em 2011.

"São dois escritores que, cada um à sua maneira, fazem da escrita um meio de interrogação crítica da história de seus países. O olhar que lançam sobre o passado procura compreender, ao mesmo tempo, como se constituiu o presente, criando narrativas conduzidas pelas inquietações do momento atual", afirma Miguel Conde, curador da Flip, em comunicado oficial.

Até o momento, a Flip 2012 confirmou as presenças dos norte-americanos Stephen Greenblatt e Jonathan Franzen , do inglês Ian McEwan e do catalão Enrique Vila-Matas . McEwan e Vila-Matas já participaram da festa em outras edições. O homenageado este ano será Carlos Drummond de Andrade.

    Leia tudo sobre: fliplivrosparatyJavier CercasZoé Valdésliteratura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG