James Ellroy: "Americano acha que Brasil só tem sexo, mulher pelada e assassinatos"

Algumas de suas obras, como "Dália negra", foram adaptadas ao cinema

Valmir Moratelli, enviado especial a Paraty |

Beto Lima
O escritor James Ellroy critica as mídias sociais e elogia o Brasil durante sua coletiva na Flip 2011

Um sujeito que odeia computador, não tem celular, não vê televisão, usou drogas, perdeu a mãe assassinada quando ainda era criança, cometeu alguns pequenos crimes e foi parar no reformatório. Este não é um personagem literário, mas a vida do próprio autor. James Ellroy é uma figura que, por sua biografia e modo de vida bastante peculiares, poderia perfeitamente estar em qualquer obra de ficção.

Apesar disso tudo, não é um cara de poucas palavras. Vestindo camisa florida e óculos arredondados, o autor americano participou de uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (8), em Paraty. Autor de "Sangue errante", ele escreve de forma realista a história dos Estados Unidos de 1958 a 1972.

Perguntando sobre a visão que se têm em seu país a respeito do Brasil, Ellroy mostrou-se direto nas palavras."Os americanos pensam que aqui só existe mulher pelada, assassinatos em série, sexo por todos os lados e não há ar-condicionado. Mas aí quando a gente chega aqui, percebe que é tudo tão bonito", afirma.

Leia também: Claude Lanzmann justifica durante a Flip o ato de matar

Com uma fala bastante pontuada, como se ditasse palavra por palavra, Ellroy criticou o uso exacerbado de redes sociais e de blogs, o que, invariavelmente, criou uma legião de "falsos escritores" pelo mundo inteiro. "Hoje todos acham que são escritores. Vêm e falam: 'Ah, eu tenho um blog!'. O que respondo? "Dane-se você!", disse, arrancando risada dos presentes.

O americano disse ainda que não é adepto do computador. "Não uso Twitter, Facebook, não tenho aparelho de televisão", disse o americano, conhecido pelos romances policiais. Algumas de suas obras, como "Dália negra", foram adaptadas ao cinema. O que ele acha disso? "Fiz por dinheiro". Não se esperava resposta mais certeira.

    Leia tudo sobre: flipjames ellroy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG