Gilberto Freyre se despede da Festa Literária de Paraty

Hermano Vianna, Peter Burke e José de Souza Martins falaram da atualidade da obra do homenageado deste ano

Estevão Azevedo, especial para o iG Cultura |

Frâncio de Holanda
Mesa ¿Gilberto Freyre e o século XXI¿ abriu o último dia da Flip

Na primeira mesa da manhã deste domingo, o grande homenageado da Flip 2010 se despediu de Paraty. No título do encontro, uma pista para a satisfação do público: quanto mais distante do século passado e mais perto de temas atuais, maior a empatia com quem não conhece a fundo a obra em questão. Diversidade cultural, racismo e ações afirmativas no Brasil de hoje foram os temas fortes do debate.

Sobre as quotas nas universidades, tema bastante polêmico, o historiador inglês Peter Burke, o sociólogo José de Souza Martins e o antropólogo Hermano Vianna concordaram: trata-se de algo importante num país com profundas desigualdades sociais, mas incomoda a ideia de utilizar critérios que não o do talento para selecionar alunos. Um dilema, portanto.

Burke utilizou um português com forte sotaque para falar de “tradução cultural”, atualização de um dos conceitos fundamentais da obra de Freyre, o de “mestiçagem cultural”. A vantagem do novo termo em relação à “mestiçagem” ou ao “hibridismo”, explica, é que estes últimos implicam “culturas se misturando quase que automaticamente”, ao passo que naquele está implícita uma ação humana.

O pensamento de Freyre continua vigoroso, mas é importante “saber em que condições sua obra tem um lugar no pensamento sociológico atual”, alertou José de Souza Martins. Segundo ele, as discussões sobre diversidade feitas pelo pernambucano na primeira metade do século passado ainda nos ajudam a pensar a questão racial no Brasil de hoje.

As crônicas de Freyre publicadas na imprensa até a década de 80 foram o mote da participação de Vianna. Nelas, destacou o elogio do inconcluso, das contradições, do equilíbrio que, segundo ele, caracterizaram o pensamento do sociólogo pernambucano.

    Leia tudo sobre: FlipGilberto Freyre

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG