Escritor Silviano Santiago abrirá 10ª edição da Flip

Crítico literário vai falar sobre o homenageado Carlos Drummond de Andrade

iG São Paulo |

O escritor e crítico literário Silviano Santiago fará a conferência de abertura da 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty que neste ano tem como homenageado o poeta Carlos Drummond de Andrade. Na abertura o escritor deve abordar o cosmopolitismo do poeta mineiro, que ele conheceu pessoalmente e com quem organizou "Carlos e Mário", livro que reúne correspondências trocadas entre Drummond e Mário de Andrade entre 1924 e 1945.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Apesar do tino extraordinário para poemas que cairiam no gosto do público, como 'José', a grande diversificação temática, estilística e de dicções poéticas apresentadas por Drummond explicam por que o poeta nunca cairá no gosto fácil", diz o crítico.

Além de escritor e crítico, Silviano Santiago foi professor e atualmente assina uma coluna no Sabático, suplemento do jornal O Estado de São Paulo. Seu livro mais recente é o romance "Heranças" (2008), em que aborda a burguesia por meio da história de um cafajeste da alta sociedade.

A 10ª edição da Flip acontece de 4 a 8 de julho, na cidade de Paraty, no litoral fluminense. Entre os confirmados até o momento estão os norte-americanos Stephen Greenblatt e Jonathan Franzen , os espanhóis Enrique Vila-Matas e Javier Cercas , o inglês Ian McEwan e a cubana Zoé Valdés .

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG