David Byrne é confirmado na Flip 2011; veja programação completa

Músico é principal novidade da festa literária em Paraty; evento começa dia 6 de julho com conferência do crítico Antonio Candido

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

Getty Images
David Byrne: arte e urbanismo sustentável
O músico e escritor David Byrne estará na 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Byrne comanda a mesa "Tour dos Trópicos", às 11h45 do dia 10 de julho, domingo, último dia do evento, que começa no dia 06. 

A participação do antigo líder da banda Talking Heads, um dos expoentes do pós-punk na virada dos anos 70 para os 80, foi a principal notícia apresentada à imprensa pelos organizadores do evento nesta quinta-feira (19). A programação havia sofrido um baque na semana passada , com o cancelamento do polêmico escritor francês Michel Houellebecq.

Outra novidade é a transferência da Tenda do Telão, onde as conferências são transmitidas ao vivo, e da Tenda dos Autógrafos para o outro lado do rio Perequê-Açu, criando um complexo junto com a Tenda dos Autores, espaço principal do evento. A ideia é desafogar o centro histórico e expandir a área da Flipinha e Flipzona, respectivamente para crianças e adolescentes, ao lado da Praça da Matriz.

"O objetivo é criar um espaço público extremamente qualificado, fortalecendo o conceito de praça", afirmou Mauro Munhoz, presidente da Associação Casa Azul, responsável pela realização da Flip. Munhoz anunciou que a Praça da Matriz passará por obras de requalificação e restauro a partir da segunda quinzena de julho.

O curador da Flip, Manuel da Costa Pinto, que assumiu a função este ano, falou longamente sobre o homenageado desta edição, Oswald de Andrade. "A homenagem, um ano antes dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, pretende lançar a semente dessa discussão", sustentou Costa Pinto. A conferência de abertura, batizada de "Oswald de Andrade: devoração e mobilidade", ficará a cargo do professor Antonio Candido, amigo pessoal de Oswald e, aos 92 anos, maior crítico literário vivo do país.

Além de mesas para debater o modernismo, antropofagia e o legado da obra de Oswald, haverá uma exposição sobre sua trajetória, realizada em parceria com a filha do escritor, Marília de Andrade. Será exposto material resgatado de acervo pessoal, dos arquivos da Unicamp e do Museu da Língua Portuguesa, boa parte inédito, como fotos de uma viagem de Oswald e do francês Albert Camus a Iguape, no sul de São Paulo.

O show de abertura terá no palco José Miguel Wisnik, mediador da conferência de Antonio Candido, o cantor Celso Sim e Elza Soares. Batizado de "Zé & Celso", o espetáculo homenageia o diretor teatral Zé Celso Martinez Correa, que encabeçou uma adaptação revolucionária de "O Rei da Vela", de Andrade, na década de 1960.

Divulgação
Disposição das tendas da Flip 2011 no centro histórico de Paraty
De acordo com o curador da Flip, há neste ano na programação "predominância da ficção e do romance, sem detrimento de outras áreas do saber". Nessa área, lembrou as presenças de João Ubaldo Ribeiro, responsável pelo "ápice do romance no Brasil", do italiano Antonio Tabucchi e do norte-americano James Ellroy. Além disso, salientou a experimentação da argentina Pola Oloixarac e do português valter hugo mãe.

Costa Pinto também destacou a presença do escritor e cineasta francês Claude Lanzmann, membro do grupo existencialista de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir; do neurocientista Miguel Nicolelis; do jornalista e quadrinista Joe Sacco; e do escritor húngaro Péter Esterházy e do francês Emmanuel Carrère, que debaterão os limites de ficção e não-ficção.

Ícone pop deste ano, David Byrne vai falar, além de música, fotografia e cinema, sobre transporte público e urbanismo sustentável, temas de seu último livro, "Diários de Bicicleta" (2009), publicado no Brasil pela editora Amarilys. O músico possui, no total, oito livros lançados.

Os ingressos para a Flip 2011 começam a ser vendidos no dia 6 de junho e ficam disponíveis até 5 de julho no site Tickets For Fun , pelo telefone 4003-0848 ou nos postos autorizados . As entradas para a Tenda dos Autores custam R$ 40 e para a Tenda do Telão, R$ 10, mesmos valores do ano passado.

O primeiro dia de vendas geralmente é marcado por filas, lentidão no sistema e mesas esgotadas rapidamente. Segundo Mauro Munhoz, o número de ingressos se manteve o mesmo das últimas edições e a venda pela internet funcionará melhor este ano. A partir de 6 de julho, os ingressos só poderão ser adquiridos na bilheteria em Paraty.

Confira abaixo a programação completa da Tenda dos Autores:

Quarta-feira (06)
19h - Conferência de abertura, "Oswald de Andrade: devoração e mobilidade"
Antonio Candido
Debatedor: José Miguel Wisnik

21h30 - Show de abertura
"Zé & Celso + Elza"
Com José Miguel Wisnik, Celso Sim e Elza Soares

Quinta-feira (07)
10h - mesa Zé Kleber
Michèle Petit
Dominique Gauzin-Müller

12h - mesa 1, "Lírica crítica"
Carol Ann Duffy
Paulo Henriques Britto

15h - mesa 2, "Marco zero modernista"
Gonzalo Aguilar
Marcia Camargos

17h15 - mesa 3, "Ficções da diáspora"
Caryl Phillips
Kamila Shamsie

19h30 - mesa 4, "O humano além do humano"
Miguel Nicolelis
Luiz Felipe Pondé

Sexta-feira (08)
10h - mesa 5, "Viagens literárias"
Andres Neuman
Michael Sledge

12h - mesa 6, "Pontos de fuga"
Pola Oloixarac
valter hugo mãe

15h - mesa 7, "Laços de família"
Péter Esterházy
Emmanuel Carrère

17h15 - mesa 8, "Noturno italiano"
Antonio Tabucchi
Em conversa com Ignácio Loyola Brandão

19h30 - mesa 9, "A ética da representação"
Claude Lanzmann

Sábado (09)
10h - mesa 10, "No calor da hora"
Enrique Krauze
John Freeman

12h - Mesa 11, "A história em HQ"
Joe Sacco

15h - mesa 12, "Ficção entre escombros"
Marcelo Ferroni
Edney Silvestre
Teixeira Coelho

17h15 - mesa 13, "Alegorias da ilha Brasil"
João Ubaldo Ribeiro

19h30 - mesa 14, "Lugares escuros"
James Ellroy

Domingo (10)
10h - mesa 15, "Pensamento canibal"
Eduardo Sterzi
João Cezar de Castro Rocha

11h45 - mesa 16, "Tour dos trópicos"
David Byrne

14h30 - mesa 17, "Em nome do pai"
Laura Restrepo
Héctor Abad Faciolince

16h - mesa 18, "Livros de Cabeceira"
Convidados da Flip leem trechos de seus livros prediletos

    Leia tudo sobre: flipparatydavid byrne

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG