As contradições de Freyre na primeira mesa da Flip

Scliar, Edson Nery da Fonseca e Ricardo Benzaquen discutem a literatura do intelectual

Cadão Volpato, enviado a Paraty |

Agência Estado
Edson Nery da Fonseca: aclamação da plateia
A primeira mesa da Flip, “Ao Correr da Pena”, realizada na manhã desta quinta-feira, discutiu o alcance literário da obra do sociólogo Gilberto Freyre. A temida pegada acadêmica, que ainda corre o risco de contaminar as discussões relacionadas com o grande homenageado do evento, não chegou a comprometer a conversa entre o escritor Moacyr Scliar, o historiador Ricardo Benzaquen e o professor Edson Nery da Fonseca.

Benzaquen desfiou considerações sobre a imprecisão no acabamento que caracterizava a obra do ensaísta pernambucano. Assim como Scliar, tentou defender as ambiguidades realçadas na noite de ontem por Fernando Henrique Cardoso, em sua defesa/ataque cheia de charme.

Scliar levantou o abismo entre Ciência e Humanidades que reinava no tempo de Freyre, ao mesmo tempo em que realçou a tendência a generalidades e o antissemitismo, pinçado aqui e ali na obra do sociólogo. “Minha geração nunca olhou Gilberto Freyre com simpatia”, disse o escritor. “Ele apoiou o golpe de 1964”.

Numa conversa em que as contradições de Freyre transpareciam a cada frase dos debatedores, a intervenção de Edson Nery da Fonseca foi o ponto alto. O professor agarrou-se à questão literária e levantou a plateia com uma leitura de memória de um poema que, segundo ele, continha as três pedras fundamentais da escrita de Freyre: o imagismo, a enumeração caótica e o expressionismo, todas colhidas nas viagens do autor por Estados Unidos e Europa no começo do século 20.

“Bahia de Todos os Santos e quase Todos os Pecados” diz em um de seus versos: “O padre reprimido que há em mim/se exalta diante de ti”. “Teu poema será minha eterna dor de corno”, escreveu Manuel Bandeira, ainda de acordo com o professor Nery da Fonseca, que também foi ovacionado em 2009 pelas histórias contadas sobre o poeta.

    Leia tudo sobre: FlipGilberto Freyre

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG