Wagner Moura brilha como golpista em `VIPs¿

Longa de Toniko Melo é apenas divertido ao contar história de Marcelo do Nascimento, que se passou por filho do dono da Gol

Mariane Morisawa, especial para o iG |

Ter Wagner Moura como protagonista é meio caminho para um filme. No caso de “VIPs”, exibido na noite deste domingo (26), dentro da competição de ficção da Premiere Brasil, no cine Odeon Petrobras, o diretor Toniko Melo, em sua estreia em longas-metragens, corria grande risco de fracassar não fosse o talento e a versatilidade do baiano, desde já candidato ao Troféu Redentor de melhor ator.

Afinal, Wagner interpreta Marcelo do Nascimento, que se fez passar por Henrique Constantino, filho do dono da Gol, num Carnaval no Recife e acabou preso – isso depois de ser piloto do narcotráfico e meter-se em vários golpes. A saga do personagem é seguida desde a adolescência e, apesar do cabelo liso em estilo emo ajudar, é a composição que faz a diferença. O ator navega bem entre a inadequação do adolescente chamado de Bizarro, a confiança crescente e a absoluta cara de pau, incorporando os vários personagens representados por Marcelo, bem como seus temores, dramas e alegrias na construção – ou perda – de sua própria identidade.

Wagner tem a companhia de um elenco afinado, principalmente Gisele Fróes, que faz sua segunda participação brilhante num longa-metragem em competição – ela também interpreta a senhoria da protagonista em “Riscado”, um papel pequeno mas marcante graças a seu trabalho.

Com um quê de “Uma Mente Brilhante” e “Prenda-me se For Capaz”, na essência, “VIPs”, com roteiro de Bráulio Mantovani e Thiago Dottori baseado no livro de Mariana Caltabiano, é pouco mais que um filme divertido, com uma história contada de maneira competente, como é praxe nas produções da O2 de Fernando Meirelles, apesar de algumas firulas de estilo supérfluas.

Aliás, a Premiere Brasil, até agora, configura-se como uma coletânea de obras simples, que tentam apenas contar a história de um ou dois personagens. O que faz a diferença em “VIPs”, realmente, é o trabalho de Wagner Moura. As próximas exibições do longa-metragem acontecem nesta segunda 27 e na terça 28. Assista ao trailer:

    Leia tudo sobre: festival do riowagner mouravips

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG