Sobrinha de Marighella leva história do guerrilheiro para o cinema

Isa Grinspum Ferraz dirige o documentário "Marighella", que foi exibido nesse sábado (15), no Cine Odeon

Luisa Girão, iG Rio de Janeiro |

"Um dia, faz 40 anos, eu estava indo com meu pai para a escola e ele disse: 'Vou te contar um segredo: seu tio Carlos é o Carlos Marighella". Foi assim que a diretora Isa Grinspum Ferraz descobriu que o homem de que tanto se falava nos jornais e nas revistas, o inimigo nº 1 da ditadura, era alguém próximo a ela. A partir daí, Isa acompanhou todos os passos do tio e a admiração pelos seus atos cresceu constantemente.

Até que, há alguns anos atrás, ela resolveu transformar a história do seu herói em filme e dirigiu o documentário "Marighella", que foi exibido nesse sábado (15), no Cine Odeon, durante o Festival do Rio . "A ideia é desfazer o preconceito que até pouco tempo atrás havia contra meu tio. Era um nome amaldiçoado, sinônimo de horror. Além da vida clandestina e do ciclo de prisões e torturas, procuramos mostrar também o poeta, estudioso, amante de samba, praia e futebol, e acima de tudo o grande homem de ideias que ele foi", disse.

"Marighella" desfia a trajetória do ícone da esquerda brasileira que acabou baleado e morto dentro de um Fusca em 1969, em São Paulo. O documentário é narrado pelo ator Lázaro Ramos. “Minha ligação com este mito é de anos. Quando era adolescente, tentei montar uma peça sobre ele. Mas não deu certo. Agora, realizo um desejo através deste filme”, afirmou.

A sessão ainda contou com a presença de Clara Charf, de 86 anos, companheira de Marighella de 1945 até sua morte. “Não é fácil transmitir tudo que ele fez em uma hora e quarenta minutos, mas acho que o documentário é bem fiel. Ao contar a história dele, se conta a história do país. Espero que inspire muitas pessoas”, disse.
Graça Paes/Ag.MuraldaFama
Clara Charf, Isa Grinspum Ferraz e Lázaro Ramos

    Leia tudo sobre: festival do riomarighelladitaduralázaro ramos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG