Reinvenção bem-sucedida do Bandido da Luz Vermelha

Helena Ignez faz comentário crítico e bem-humorado da realidade brasileira em ¿Luz nas Trevas¿

Mariane Morisawa, especial para o iG |

Helena Ignez era uma das musas do cinema nacional e agora também é uma cineasta talentosa. Ela se mostra destemida ao encarar a direção de “Luz nas Trevas”, em parceria com Icaro C. Martins, apresentado na noite desta sexta-feira 24 fora de competição no cine Odeon e com sessões adicionais neste domingo 26 e no domingo 3. O longa é uma continuação de O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, marido da atriz e diretora até sua morte, em 2004. Helena Ignez citou-o quando subiu ao palco antes da exibição: “Ele dizia que a saída para o cinema moderno era a cosmogonia. É isso que eu tento com esse filme, que ele possa tocar o infinito”.

George Maragaia
Helena Ignez, diretora de ¿Luz nas Trevas¿

A partir do roteiro do próprio Sganzerla, cheio de frases bem sacadas, ela preserva o espírito do filme original, sem que a nova produção pareça algo antigo ou, pior, antiquado. Na trama, o velho Luz, interpretado por Ney Matogrosso – uma grande sacada de casting – está na prisão. Seu filho, Tudo ou Nada, segue seus passos como bandido sedutor. Luz nas Trevas homenageia e cita O Bandido da Luz Vermelha e a obra de Sganzerla. Trata-se de uma reflexão, crítica porém nada carrancuda, da criminalidade e da violência no Brasil, um lugar onde cada um se vira como pode. Luz enfrenta a realidade moderna com certa perplexidade – o país mudou, o cinema se transformou. Mas, sem se abalar pela nostalgia, reinventa-se.

Se não alcança a genialidade da produção original, uma das obras-primas do cinema brasileiro, Ignez consegue um resultado surpreendente, dado o risco da empreitada. O longa foi bem recebido pelo público do cine Odeon Petrobras, que chegou a aplaudir em cena aberta, principalmente no divertido videoclipe de Sangue Latino, com Ney Matogrosso declamando os versos.

    Leia tudo sobre: festival do rioney matogrosso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG