Fotos do diretor de ¿O Bebê de Rosemary¿ serão expostas no Centro da Ação da Cidadania, sede do evento

Depois de passar pela Polônia, a Berlim, Londres e São Paulo, a exposição “. Ator. Diretor” chega ao Rio de Janeiro para o Festival do Rio 2010.

Com a curadoria de Urszula Groska, a exposição apresenta realizações em fotografias de um dos mais importantes cineastas poloneses, que dirigiu clássicos como “O Bebê de Rosemary”, “Faca na Água”, “Cul-de-Sac”, “Chinatown”, “O Pianista” e “O Escritor Fantasma”.

A exposição mostra a carreira do cineasta de forma cronológica, desde os filmes estudantis feitos na Escola de Cinema de Lodz, na Polônia, até as produções mais recentes. Como abertura do evento, o filme “Roman Polanski”, de Ale Primo, conta a vida e a obra do diretor.

O público pode apreciar fotografias do trabalho do cineasta como ator, que desde os 14 anos já atuava em programas de rádio e dava seus primeiros passos no palco. Além disso, a exposição conta com mais de vinte cartazes de cinema do acervo do Museu de Fotografias de Lodz, produzidos por artistas como Roslaw Szaybo, Wieslaw Walkuski e Jan Lenica.

A exposição, que é gratuita ao público, tem ainda uma apresentação multimídia que mostra diferentes papéis interpretados por Polanski, além de seis curtas dirigidos pelo mesmo: “Assassinato”, “Dois homens e um guarda roupa”, “Lâmpada”, “Quando caem os anjos”, “Sorriso” e “Vamos arrombar a festa”.

Serviço:
Exposição “Roman Polanski. Ator. Diretor”
Centro Cultural da Ação da Cidadania
Avenida Barão de Tefé 75, Gamboa - Rio de Janeiro
De 23 de setembro a 7 de outubro, das 10h às 20h
Entrada franca

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.