Organizadoras fazem balanço do Festival do Rio 2011

Ilda Santiago, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa já pensam no evento do próximo ano. Assista ao vídeo exclusivo

Luisa Girão e Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro |

Foram 12 dias, mais de 400 filmes, 1800 sessões espalhadas pelo Rio de Janeiro. E, neste ano, o Festival do Rio foi até às comunidades cariocas, incluindo o Complexo do Alemão e a sala Cine Carioca, inaugurada há menos de um ano. É inegável dizer que a edição 2011 do evento não foi arrebatodora. E por trás deste sucesso todo, além de outros parceiros, está um trio poderoso: as produtoras Ilda Santiago, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa.

Veja como foi a premiação e todos os vencedores

As três produtoras dividem as tarefas com Marcelo Mendes, Marcos Didonet e Nelson Krumholz. “Estamos muito orgulhosas. O festival foi um sucesso de público e de críticas. Dá muito trabalho, mas fazemos com muito carinho”, disse Vilma.

Cobertura completa do Festival do Rio 2011

Ilda Santiago ressaltou a importância dos convidados estrangeiros. “É uma sensação de dever cumprido. Oferecemos muitos filmes e vários convidados internacionais, que entenderam a importância de estar aqui para falar sobre cinema. Isso aproxima o público”.

Walkiria completou: “Colocar o mercado de audiovisual dentro do Festival foi um dos pontos altos”, disse ela, se referindo ao Rio Market, rodada de negícios e debates que aconteceu no Armazém, na zona portuária da cidade.

Veja quem passou pelas lentes do iG no festival do Rio 2011

A organização já está a todo vapor para trazer o melhor da produção cinematográfica para 2012. “Já estamos fazendo o balanço e pesquisas para saber o que vai ser apresentado no próximo ano. E vamos continuar encarando o desafio de seduzir, cada vez mais, o público carioca e do mundo”, disse Ilda.

George Magaraia
Vilma Lustosa, Ilda Santiago e Walkiria Barbosa: organizadoras do Festival do Rio

    Leia tudo sobre: festival do riocinemafilmes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG