Música ganha espaço próprio no Festival do Rio

Documentários sobre George Harrison, Pearl Jam e U2 são destaques da mostra de cinema

iG São Paulo |

Apesar de o Rock in Rio ter chegado ao fim, os fãs de música não ficarão sem programa na capital fluminense. O Festival do Rio 2011, que acontece entre 6 e 18 de outubro, separou uma mostra exclusiva de documentários musicais, a Midnight Música.

Divulgação
Cena de "George Harrison: Living in the Material World", documentário dirigido por Martin Scorcese
Nela serão exibidos apenas filmes sobre a carreira de artistas ou sobre estilos musicais, caso de "Lovers Rock - A História do Reggae Romântico" e "Punk Na África". Entre os conhecidos do grande público estão o ex-beatle George Harrison e as bandas Pearl Jam e U2.

Em "George Harrison: Living in the Material World", o cineasta Martin Scorsese traça a trajetória do músico amparado por imagens de arquivo e depoimentos de Eric Clapton, Terry Gilliam, Paul McCartney, Ringo Starr, Eric Idle e Yoko Ono. "Sua música tratava de temas que me interessavam", disse o diretor durante a premiére do filme , no último domingo (2), em Londres.

Outro longa-metragem em alta é "Pearl Jam Twenty" , documentário comemorativo dirigido por Cameron Crowe, de "Quase Famosos". Nele, os fãs do grupo, que se apresenta no Brasil em novembro , acompanham desde a sua formação até o processo de como seus integrantes se adaptaram à fama mundial, após o sucesso estrondoso dos primeiros álbuns.

Divulgação
The Edge e o diretor Davis Guggenheim nas gravações de "U2 - From The Sky Down"
A reviravolta na carreira do U2, ocorrida com o lançamento do álbum "Achtung Baby", de 1991, é o tema central de "U2 - From The Sky Down", de Davis Guggenheim. O filme revela o processo de criação e gravação do disco, um dos mais experimentais da carreira da banda. E 20 anos após o lançamento do álbum, o U2 realizou a turnê mais lucrativa da história , a "360° Tour" .

Outro filme que aborda a criação de um disco é "Search and Destroy: Iggy & The Stooges". Focado na produção de "Raw Power", de 1973, que foi um fracasso comercial, o longa traz depoimentos de membros do grupo, entre eles o do próprio Iggy Pop, e de músicos como Johnny Marr (Smiths) e Henry Rollins.

Siga o iG Cultura no Twitter

Outros documentários exibidos no Festival do Rio que também abordam artistas musicais são "Ray Charles America", sobre o pioneiro da música soul, "Talihina Sky: A História do Kings of Leon", um retrato íntimo do grupo de rock norte-americano, e "Sigur Rós - Inni", que narra a temporada de shows gratuitos feitos em sua terra natal, a Islândia.

Apesar de não integrar a Midnight Música, o documentário "Rock Brasília, Era de Ouro" , de Vladimir Carvalho, engrossa a lista dos filmes musicais desta edição. Parte do Panorama do Cinema Mundial, o filme encerra a trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal, com a participação de grupos como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

Na noite de encerramento do Festival será exibido "Raul - O Início, o Fim e o Meio", de Walter Carvalho. No filme, a carreira de Raul Seixas é investigada através de imagens de arquivo e entrevistas, que tratam de assuntos como sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e a relação com os fãs.

    Leia tudo sobre: festival do Riocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG