Golpista carismático vira astro em ¿Histórias Reais de um Mentiroso¿

Documentário sobre Marcelo do Nascimento, personagem da ficção ¿Vips¿, diverte com bom humor e animação

Mariane Morisawa, especial para o iG |

É bem interessante assistir a “Histórias Reais de um Mentiroso”, documentário de Mariana Caltabiano, exibido na noite deste sábado (2), no Cine Odeon, depois de ter visto “Vips”, de Toniko Melo, versão ficcional baseada na mesma vida, de Marcelo do Nascimento, o homem que se fez passar por filho do dono da Gol numa festa carnavalesca no Recife. Este foi apenas um dos inúmeros golpes aplicados por Marcelo, que fingiu ser de repórter da MTV a olheiro da seleção, passando por baterista do Engenheiros do Hawai e terminando como líder da facção criminosa PCC.

Só com muito esforço seria possível estragar um documentário assim, com um personagem que, apesar de golpista, tem empatia dada a ousadia e a cara de pau. Mariana faz o trabalho direitinho, entrevistando familiares e gente enganada por Marcelo, como o ator Ricardo Macchi e o apresentador Amaury Jr. A diretora ainda usa recursos simpáticos como animação – são dela séries como “Fundo do Mar e Bichos do Brasil” – e bonequinhos para ilustrar partes da história. Em vez de permanecer escondida atrás da câmera, ela se coloca no documentário, dando opiniões sobre as escolhas de seu protagonista e até colocando uma questão pessoal sobre o acidente da TAM, em que perdeu dois irmãos. Mas o astro é mesmo Marcelo do Nascimento.

É impossível não comparar documentário e filme de ficção. “Vips” tem atuação estupenda de Wagner Moura, mas transforma o personagem em outra coisa, um sujeito perturbado, primeiro obcecado por aviões, depois obcecado repentinamente pela notoriedade, uma mudança que causa certa estranheza. “Histórias Reais de um Mentiroso” entra na onda do personagem, um sujeito falastrão e bem-humorado que parece zero arrependido do que fez. É mesmo verdade que às vezes a realidade supera a ficção. O filme será exibido novamente neste domingo (3) e na segunda (4).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG