Estreante falha ao transformar “Augusto Matraga” em western

Vinicius Coimbra faz pastiche com cenas copiadas de vários faroestes, sem domínio dramatúrgico ou visual

Mariane Morisawa, especial para o iG |

“A Hora e a Vez de Augusto Matraga” é um conto de Guimarães Rosa, adaptado para o cinema belamente por Roberto Santos em 1965. Um risco grande, portanto, para um cineasta estreante como Vinicius Coimbra, que apresentou sua nova versão na noite da sexta-feira (14), dentro da competição de ficção da Première Brasil .

É preciso haver uma razão muito boa para justificar uma nova versão de uma obra que já foi bem adaptada e em que não cabe atualização. Coimbra até parecia ter uma ideia interessante em mãos: buscar traços de western na história do fazendeiro violento que leva uma surra e tenta mudar de vida. Vamos combinar que é uma trama parecida com a de “Os Imperdoáveis”, de Clint Eastwood.

Mas o western não é exatamente um gênero fácil. O diretor perde-se em cenas coladas de vários faroestes, bons ou ruins, copiando até mesmo as mortes dramáticas. Sem domínio dramatúrgico e visual, no entanto, elas viram apenas pastiche. Não ajuda em nada o uso excessivo da música.

Veja como foi a première do filme

Para piorar, o diretor filma quase tudo em planos fechados, como na televisão, sendo que o western, por razões óbvias, costuma contemplar o desolamento e a dureza da paisagem. Algumas vezes, fica até difícil entender o que realmente está acontecendo em cena.

Divulgação
"A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de Vinícius Coimbra
Nem o drama do personagem, dividido entre Deus e o diabo, é bem construído, deixando pouco espaço para o trabalho de João Miguel, um ótimo ator, totalmente desperdiçado aqui.

Se for para ficar com adaptações de obras já transformadas emfilmes, melhor escolher “Wuthering Heights”, de Andrea Arnold, uma versão contemporânea e estonteante de “O Morro dos Ventos Uivantes”, prevista para ser exibida no Festival.

    Leia tudo sobre: festival do riocinemafilmes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG